A Volkswagen apresentou o protótipo de um robô que permite carregar a bateria de um veículo elétrico sem que seja necessário estacionar em uma vaga específica para isso.
Desenvolvido pelo braço de desenvolvimento de equipamentos e componentes da Volkswagen , o equipamento é 100% autônomo. Acionado por meio de um aplicativo, o robô carregador e se comunica com o veículo graças à tecnologia Car-to-X.
O sistema é composto por dois robôs: um que faz o reboque e traz um braço mecânico para liberar a tomada e outro que é a unidade de energia. Assim que conecta as baterias ao carro elétrico, o robô fica livre para atender outros veículos. Terminada a recarga, esse reboque desconecta a unidade de energia e a leva até uma estação central.
De acordo com a Volkswagen
, o robô segue em desenvolvimento para se tornar mais um produto da família de carregadores de carros elétricos oferecida pela marca, que atualmente inclui um carregador do tipo wallbox e em 2021 irá contar ainda com uma unidade de recarga rápida que pode ser ligada à rede convencional de baixa tensão.
Família de elétricos
Depois do ID.3, hatch lançado para substituir a versão elétrica do Volkswagen Golf , a marca alemã apresentou recentemente o ID.4, um SUV que começa a ser vendido em janeiro na Europa.
Ambos fazem parte da nova linha Volkswagen ID ., que reúne os modelos elétricos da marca alemã, feitos sobre a nova base modular MEB. Os planos incluem ainda o SUV-cupê ID.5 e também um modelo baseado no conceito ID. Buzz, que tem visual inspirado na Kombi clássica dos anos 1960.
Para o Brasil, a Volkswagen promete o lançamento até 2023 de cinco novos modelos eletrificados. Sem anunciar quais, a relação deve incluir versões híbridas de modelos como Golf e Tiguan, além de novidades como o próprio elétrico ID.4 .