A Ford anunciou na última segunda-feira (11) o fechamento ainda este ano da fábrica de Camaçari (BA). Última da empresa no Brasil, a decisão marca a saída da marca americana do clube dos fabricantes brasileiros de automóveis, trajetória que havia sido iniciada em 1919, com a primeira fábrica da empresa na capital paulista.


Inicialmente montando carros que vinham dos Estados Unidos em caixas, a Ford foi produzir o seu primeiro veículo nacional — o caminhão F-600 — em 1957. O primeiro automóvel de passeio viria dez anos depois, quando a marca americana nacionalizou o sedã Galaxie, modelo que seria um dos mais luxuosos do mercado brasileiro até o início dos anos 1980.

De lá para cá, as fábricas do bairro do Ipiranga, na capital paulista, de São Bernardo do Campo (SP) e de Camaçari (BA) produziram diversos modelos icônicos que ficaram na memória e que ainda fazem parte do cotidiano das famílias brasileiras. Confira alguns deles a seguir.

1 - Ford Maverick GT V8

Ford Maverick GT: com motor V8 é um dos clássicos mais valorizados do Brasil, o que deve continuar mesmo com o fim da produção no País
Divulgação
Ford Maverick GT: com motor V8 é um dos clássicos mais valorizados do Brasil, o que deve continuar mesmo com o fim da produção no País


O americano Ford Maverick foi lançado no Brasil em 1973, estava disponível nas carrocerias sedã e cupê como uma aposta da marca do oval para enfrentar o Chevrolet Opala, lançado pela concorrente em 1968.

O modelo trazia inicialmente nas versões mais mansas o motor de seis cilindros herdado do finado Willys Itamaraty, criticado por seu consumo e desempenho contido. Por outro lado, a versão esportiva GT era alvo de elogios. Com um motor 5.0 V8 importado de 199 cv, era um dos carros brasileiros mais potentes do mercado e foi muito utilizado em competições.

 2- Ford Landau

Ford Galaxie Landau:  símbolo de luxo sobre rodas no Brasil, chegou a ser usado como carro oficial de vários presidentes do País até a era Collor
Divulgação
Ford Galaxie Landau: símbolo de luxo sobre rodas no Brasil, chegou a ser usado como carro oficial de vários presidentes do País até a era Collor


O Ford Galaxie era nos Estados Unidos um modelo criado para agradar ao público que buscava mais espaço do que luxo. Mas no Brasil o seu papel era bem diferente, o que justificava o lançamento de uma versão de visual e acabamento bem mais requintado.

Lançada com o nome de LTD Laudau em 1971, passou a ser só Landau em 1976. Além do motor 5.0 V8 (o mesmo usado no Maverick GT V8), trazia um acabamento interno ainda mais caprichado que nas versões mais "simples" e um vidro traseiro menor, para garantir a privacidade dos ocupantes do assento traseiro.

3 - Ford Escort XR3 Conversível

Ford Escort XR3 2.0 Conversível foi objeto de desejo nos anos 80 e 90 no Brasil. Na imagem a versão feita nos tempos de Autolatina
Divulgação
Ford Escort XR3 2.0 Conversível foi objeto de desejo nos anos 80 e 90 no Brasil. Na imagem a versão feita nos tempos de Autolatina


A terceira geração do Ford Escort foi lançada no Brasil em 1983. Embora tivesse o mesmo visual do carro europeu da época, usava os mesmos motores CHT herdados do Corcel (1.3 de 63 cv e 1.6 de 74 cv), que não se caracterizavam pelo alto desempenho.

Isso não impediu que a Ford lancasse dois anos depois a versão XR3 Conversível, que combinava o motor 1.6 CHT um pouco mais apimentado (82 cv) com uma rara carroceria aberta, produzida pela Karmann-Ghia. Em tempos de mercado fechado para os importados, se tornou um carro desejado e acessível para poucos. Seguiu as evoluções da linha e deixou o mercado só em 1995, quando usava o mesmo motor 2.0 do Volkswagen Gol GTI.

4 - Ford Ka SEL 1.0

Ford Ka na versão topo de linha SEL 1.0 já vinha com controle eletrônico de estabilidade, item de segurança raro no segmento
Divulgação
Ford Ka na versão topo de linha SEL 1.0 já vinha com controle eletrônico de estabilidade, item de segurança raro no segmento


Surgido inicialmente como um carro urbano de visual controverso, o Ford Ka evoluiu até se transformar na sua terceira geração — projetada no Brasil e lançada em 2014 — em um hatch compacto convencional apenas com opção de cinco portas.

Um das versões mais interessantes nos primeiros anos de produção foi a SEL 1.0. Combinando o pacote de equipamentos mais completo com o motor 1.0 de três cilindros e até 85 cv, na época era o único modelo com motor de menos de 1.000 cm³ a contar com sistemas como os controles eletrônicos de tração e estabilidade e o assistente de partida em rampas.

 5- Ford EcoSport Storm

Ford EcoSport Storm: versão topo de linha com tração integral, sistema de som de alta-fidelidade da Sony e visual descolado entre os atrativos
Divulgação
Ford EcoSport Storm: versão topo de linha com tração integral, sistema de som de alta-fidelidade da Sony e visual descolado entre os atrativos


Lançado em 2003, o Ford EcoSport foi desenvolvido pela filial brasileira da marca sobre a base do hatch Fiesta e se tornou o primeiro representante no Brasil dos modelos que anos depois seriam definidos como SUVs compactos.

Uma das versões mais interessantes do Ford EcoSport é a 4x4 Storm, lançada em 2018. Com visual exclusivo, está equipada com um motor 2.0 com 176 cv e um câmbio automático de seis marchas. Com preço de tabela de R$ 115.190, ainda é um dos modelos com tração nas quatro rodas mais acessíveis do mercado.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!