A Renault acaba de revelar o Kiger , novo SUV subcompacto que será posicionado abaixo de Duster e Captur. O modelo indiano é forte candidato a ser fabricado no Brasil, em São José dos Pinhais (PR), ao lado de seu correspondente da Nissan , o Magnite . Seu lançamento em nosso mercado é esperado para 2022.
Feito sobre a plataforma CMF-A do Kwid, o Kiger tem 3,99 metros de comprimento, 1,75 m de largura, 1,60 m de altura e 2,50 de distância entre-eixos. Na comparação com o Renault Sandero , o Kiger é mais curto (- 8 cm), mais largo (+ 2 cm) e tem entre-eixos menos generoso (- 9 cm). Destaque para o porta-malas de 405 litros, que supera por muito os 320 litros disponíveis no Sandero.
Por fora, o Kiger se destaca por suas linhas musculosas, que tentam neutralizar o fato do modelo ser um subcompacto. Ele lembra bastante o Kwid, apesar dos faróis estreitos com canhões de LED no para-choque dianteiro. Na traseira, as lanternas em formato de “C” acompanham o design que a Renault apresentou no Captur europeu.
Você viu?
A Renault caprichou no interior do Kiger, que tem volante multifuncional, carregador de celular por indução, central multimídia flutuante de sete polegadas com suporte para Apple CarPlay e Android Auto sem fio, sistema de som premium Auditorium 3D Sound by Arkamy e ar-condicionado automático.
O Kiger indiano terá duas opções de motores. As versões básicas recebem motor 1.0 aspirado de 71 cv de potência e 9,6 kgfm de torque, com opção de câmbio manual ou automático, ambos de cinco velocidades.
A partir das versão intermediária, o Kiger conta com motor 1.0 turbo de 99 cv e 16 kgfm de torque, que em um primeiro momento estará disponível apenas com câmbio manual de cinco marchas. A Renault prometeu uma versão CVT com motor turbo para outro momento.