As regras para isenção na cobrança do IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores) variam de estado para estado. Em São Paulo, Paraná, Mato Grosso do Sul, Acre, Alagoas e Rio Grande do Sul, estão livres do pagamento do imposto os carros com mais de 20 anos de fabricação.


Pois a OLX resolveu fazer um levantamento dos modelos de carro com duas ou mais décadas de fabricação que foram os mais vendidos na plataforma em 2020. A lista é encabeçada pelo VW Gol, que apesar de já não liderar o ranking de emplacamentos ainda é o automóvel mais negociado no mercado de usados.

“A possibilidade de isenção do IPVA, que é um imposto de valor considerável, e o alívio nas finanças que isso pode permitir, torna esses modelos atraentes, apesar do tempo de uso. E o fato de o VW Gol ter liderado as vendas de carros novos no país por quase três décadas consecutivas faz dele o líder natural entre os automóveis usados", analisa Flávio Passos, vice-presidente de Autos e Comercial da OLX. Confira abaixo a relação dos "velhinhos" mais vendidos.

1 - Volkswagen Gol

VW Gol G4: no mercado de usados, o hatch compacto ainda é o campeão de vendas no Brasil hoje em dia
Divulgação
VW Gol G4: no mercado de usados, o hatch compacto ainda é o campeão de vendas no Brasil hoje em dia


Lançado em 1980 e tendo passado pela última grande renovação em 2008, o veterano Volkswagen Gol fechou o ano passado como o modelo mais emplacado da marca alemã no mercado brasileiro. Pois esse apelo se repete no mercado de usados.

Dentre os Gol isentos de IPVA, um destaque vai para os modelos "G3". Lançado em 1999, esta primeira reestilização do Gol "bolinha" trouxe para o compacto um interior mais refinado, com elementos dos Volkswagen importados da época além de equipamentos como o airbag duplo.

2 - Chevrolet Corsa

Chevrolet Corsa é um modelo que também tem boa procura entre os modelos usados no Brasil
Divulgação
Chevrolet Corsa é um modelo que também tem boa procura entre os modelos usados no Brasil


O Chevrolet Corsa foi lançado no Brasil em janeiro de 1994, menos de um ano depois do lançamento europeu. Apesar do apelo popular, era bem mais moderno do que os concorrentes e gerou até filas de espera na época.

Você viu?

Além das versões racionais, como o Wind 1.0 e os GL 1.4 e 1.6, o Corsa brasileiro de 1ª geração tinha a interessante versão esportiva GSi, hatch de duas portas que combinava um kit aerodinâmico exclusivo com um motor 1.6 16V importado de 108 cv.

3 - Fiat Uno

Fiat Uno: outro veterano que ainda faz certo sucesso no mercado de usados no Brasil  durante a pandemia
Divulgação
Fiat Uno: outro veterano que ainda faz certo sucesso no mercado de usados no Brasil durante a pandemia


Outro modelo bastante negociado na OLX é a versão original do Fiat Uno . Produzido no Brasil de 1984 até 2013, ficou conhecido pela combinação de dimensões externas compactas com bom espaço interno e pela robustez mecânica.

Além do icônico Mille, que foi o primeiro popular 1.0 do Brasil, o Fiat Uno podia ser adquirido nos anos 1990 na sofisticada versão CSL (que trazia luxos raros na época, como o ar-condicionado) e na hoje rara versão esportiva Turbo, que usava um propulsor 1.4 de 118 cv e chegava a 195 km/h.

4 - Fiat Palio

Fiat Palio é outro modelo que saiu de linha no Brasil, mas continua vendendo bem entre os usados
Divulgação/Fiat-Chrysler Automóveis
Fiat Palio é outro modelo que saiu de linha no Brasil, mas continua vendendo bem entre os usados


O Fiat Palio  surgiu em 1996 com a missão de substituir o Uno no mercado brasileiro. Apesar de não ter cumprido com êxito essa atribuição inicial, permaneceu nos anos seguintes como um dos mais fortes concorrentes do Volkswagen Gol na liderança do ranking brasileiro de vendas.

Na primeira leva, uma das variações mais interessantes era a topo de linha 16V. Equipada com um motor 1.6 de 106 cv, que permitia ao hatch atingir 188 km/h, este foi o primeiro compacto nacional a contar com a opção do airbag duplo.

5 - Volkswagen Fusca

VW Fusca, que deixou de ser produzido no Brasil em 1996 ainda aparece entre os cinco carros usados mais vendidos no Brasil
Divulgação
VW Fusca, que deixou de ser produzido no Brasil em 1996 ainda aparece entre os cinco carros usados mais vendidos no Brasil


Em meio a uma série de veículos mais "modernos" e com apelo mais racional, o Volkswagen Fusca surpreende e foi o 5º modelo veterano mais negociado na plataforma em 2020. Uma explicação para isso é que poucos modelos de automóveis se tornaram clássicos sem perder o seu apelo racional.

De manutenção simples e barata, acaba se tornando uma opção interessante para quem busca o seu primeiro antigo. Os últimos VW Fusca brasileiros deixaram a linha de montagem em 1996, ano em que a marca lançou a edição limitada Série Ouro para marcar a despedida do carrinho. Veja abaixo como ficou o ranking dos 10 usados que não pagam IPVA mais vendidos pelo site da OLX.

1 - VW Gol
2 - Chevrolet Corsa
3 - Fiat Uno
4 - Fiat Palio
5 - VW Fusca
6- Ford Escort
7 - VW Kombi
8 - Chevrolet Vectra
9 - VW Parati
10 - Chevrolet Monza






    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!