Audi A6 Avant com o Easyrain AIS
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Audi A6 Avant com o Easyrain AIS


A aquaplanagem acontece quando os pneus não conseguem drenar o excesso de líquido no solo, perdendo o contato com asfalto e deixando o motorista sem controle do veículo. Pois a empresa italiana Easyrain está desenvolvendo uma tecnologia que promete acabar esse problema, usando água para combater a água.


Embora pareça um contrassenso, o princípio do Easyrain AIS (sigla em inglês para Solução Inteligente para Aquaplanagens) é simples: usar uma bomba e dois injetores para aplicar jatos de água no caminho à frente do veículo, rompendo a camada de líquido existente no asfalto momentos antes do contato do pneu com o solo.

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Testes realizados na pista de testes da Pirelli, em Vizzola (Itália), com um Audi A6 Avant equipado com o sistema apontam que o Easyrain AIS permitiu manter o controle direcional do veículo em retas a uma velocidade 35% superior a aquela obtida pelo mesmo veículo sem o equipamento. Em curvas, o ganho em desempenho foi de 30%.


O primeiro protótipo do AIS, criado em 2018, estava instalado em um Alfa Romeo 159 adaptado para tal. Já o novo sistema é bem mais compacto. Pesando menos de 5 kg, foi instalado na station wagon da Audi quase sem modificações, provando que o seu uso é possível mesmo em carros já em produção, já que o equipamento utiliza atualmente a água do reservatório de fluído do limpador de para-brisa e usa os sensores do próprio veículo para identificar o risco de aquaplanagem e ativar o sistema automaticamente.

Colaboraram com o desenvolvimento do Easyrain AIS o estúdio de design Italdesign e a fabricante de componentes automotivos Bosch. Ainda em fase de testes, o produto da Easyrain deve entrar em produção a partir de 2024.

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