VW Voyage se tornou o favorito dos criminosos envolvidos no roubo e furto de veículos
Divulgação
VW Voyage se tornou o favorito dos criminosos envolvidos no roubo e furto de veículos

A empresa de monitoramento Ituran publicou levantamento com os veículos mais roubados do Brasil em 2020. Os sedãs compactos se tornaram preferência dos criminosos, levantando alertas para motoristas de aplicativos como Uber, 99 Taxi e Cabify. 

Segundo especialistas ligados à empresa, a alta procura por peças no mercado ilegal faz a demanda por novos roubos aumentar. Só no Estado de São Paulo, a Secretaria de Segurança Pública divulgou que 97.500 automóveis foram roubados em 2020.

Neste cenário, ter seguro com cobertura para roubos e furtos é imprescindível. Este é o tema do episódio da semana no iG Carros Podcast :

Os 10 carros mais roubados de 2020, segundo a Ituran:

1 - Volkswagen Voyage: 2,6%
2 - Renault Logan: 2,5%
3 - Fiat Siena: 2,3%
4 - Chevrolet Onix: 2%
5 - Chevrolet Prisma: 2%
6 - Fiat Uno: 2%
7 - Ford Ka: 2%
8 - Fiat Fiorino: 2%
9 - Fiat Palio: 1,9%
10 - Hyundai HB20: 1,9%

Você viu?

Na Grande São Paulo, 63% dos casos de subtração de veículos são oriundas de furto , enquanto que o restante (37%) são de roubo . A Ituran entende que os desmanches clandestinos são o principal motor desses crimes, com destaque para a região que divide a Zona Leste com o ABC

Os especialistas analisaram que essa região tem a maior concentração na quantidade total de ocorrências, além de que é o destino mais comum dos bandidos que cometeram delitos em outros lugares da Grande São Paulo. Em meio a esse relato, a empresa observou que 40 minutos é o tempo médio necessário para o meliante levar o carro, chegar ao destino e desmanchá-lo. 

No Rio de Janeiro, o outro Estado abordado pela empresa, a situação é completamente oposta. Segundo eles, 85% dos casos são roubos , enquanto apenas 15% são furtos . E o tipo de carros que os ladrões preferem são os sedãs e SUVs .  Segundo a Ituran, os criminosos da região usam os produtos de roubo e furto para fins operacionais, como transporte de armas e drogas.

Se interessou pelo assunto? Confira a versão em vídeo do iG Carros Podcast :

Não deixe de conferir nossas reportagens para tirar todas as dúvidas sobre segurança:


    Veja Também

    Mais Recentes

      Comentários