Escolha do pneu correto contribui para melhorar o desempenho do SUV ou picape no off-road
Divulgação
Escolha do pneu correto contribui para melhorar o desempenho do SUV ou picape no off-road


Já passou por algum sufoco com o seu SUV ou picape mesmo usando a tração 4x4? Uma explicação para isso pode estar justamente na escolha incorreta do pneu para o veículo. Confira abaixo algumas dicas para optar pelo conjunto correto para o seu perfil de uso.


"Um pneu de uso off-road utilizado no asfalto gastará muito mais combustível. Um pneu de asfalto aplicado no off-road não entregará a segurança necessária para o condutor e, rodando em um piso com muito cascalho, por exemplo, poderá sofrer abrasões e picotamento”, alerta João Scalabrin, supervisor comercial de desenvolvimento de produto da fabricante de pneus Continental.

Você viu?

Isso acontece pois as diretrizes de projeto são bem distintas. Para um pneu on-road, uma das principais preocupações e o conforto em rodagem e a redução no nível de ruído. Já nos off-road, a meta é garantir a tração do pneu de acordo com o tipo de solo. A capacidade de carga desses pneus também é diferente, assim como a altura dos sulcos. Existem diferenças até no composto de borracha empregado, que é mais reforçado para evitar danos com pedras e cascalho.


Nos casos em que o uso fora do asfalto é ocasional, a recomendação é optar por um pneu do tipo 80/20 , que é projetado para enfrentar condições de off-road leve e equipam de fábrica boa parte dos SUVs do mercado brasileiro. Já nos casos em que o uso em pisos irregulares é tão frequente quanto o on-road, a opção é equipar o veículo com pneumáticos do tipo all terrain .

A opção pelos pneus do tipo off-road (ou mud terrain) deve ser feita apenas pelo motoristas que gostam de pegar trilhas ou enfrentam constantemente condições de pista com muito barro, situações em que este pneumático consegue oferecer alta tração e aderência.

    Veja Também

    Mais Recentes

      Comentários