Carros usados e seminovos voltaram a ficar mais caros durante o mês de fevereiro, segundo o Monitor de Variação de Preços da KBB. Usados com idade entre 4 e 10 anos tiveram reajuste de 2,09%. Entre os seminovos, a variação foi menor, mas ainda com acréscimo nos preços médios.
Segundo a KBB, modelos 2011 tiveram o maior reajuste , de 3,25%. Veículos lançados em 2021 ficaram, em média, 1,88% mais caros. A Fenauto (Federação Nacional dos Revendedores de Veículos Automotores) divulga que as transações de fevereiro de 2021 foram 2,3% superiores na comparação com janeiro . Em relação ao mesmo mês de 2020, a alta foi de 15,2%.
Ano modelo | Variação janeiro 2021 | Variação fevereiro 2021 | Média 2020 |
Média | -0,26% | 2,09% | 0,16% |
2017 | 0,64% | 1,09% | 0,05% |
2016 | 0,39% | 1,32% | 0,14% |
2015 | -0,32% | 1,97% | 0,13% |
2014 | 0,11% | 2,55% | 0,02% |
2013 | -1,34% | 2,45% | 0,21% |
2012 | -0,77% | 2,23% | 0,32% |
2011 | -0,71% | 3,25% | 0,23% |
Desequilíbrio
A KBB repercute que há um desequilíbrio entre a oferta e demanda
de veículos novos. Com fabricantes interrompendo suas produções por conta do descontrole da pandemia causada pelo novo coronavírus
, o cliente que compraria um veículo zero quilômetro
acaba optando por um seminovo
. Com maior demanda, os preços sobem.
“É um cenário de mão-dupla. O carro seminovo tem um melhor custo-benefício e, muitos consumidores que estavam procurando um zero km optaram pela compra do usado. Na contramão, outras pessoas estão se desfazendo dos seus veículos para fazer algum investimento ou pagar uma dívida”, explica Felipe Pessoa, que é diretor da rede de vendas Carbig.com