Dona das marcas Americanas, Submarino, Shoptime e Sou Barato, a B2W Digital anunciou a incorporação de 90 tuc-tucs elétricos na sua frota de veículos de entrega, que vão operar nas capitais do Sudeste, Sul e Nordeste do Brasil.
Os tuc-tucs serão capazes de transportar entre 240 e 600 kg de mercadorias, capacidade que varia de acordo com o modelo de veículo. Atualmente, o serviço já funciona na capital paulista em fase piloto, com nove veículos elétricos que operam em entregas de curta distância. Conceito conhecido em logística como " last mile ", onde as encomendas sãem de um centro de distribuição para a casa do cliente.
" O tuc-tuc elétrico é um meio eficiente de deslocamento nos centros urbanos e tem a vantagem, em relação às bicicletas, de oferecer maior capacidade de carga. O serviço permite entregarmos mais rapidamente e itens de maior volume, ao mesmo tempo em que reduz a emissão de CO2 no meio ambiente", afirma Welington Souza, diretor geral da LET’S - plataforma de gestão compartilhada dos ativos de logística e distribuição da Americanas e B2W.
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Fábricas de carros
Os veículos leves elétricos para atender ao conceito de "last mile" devem se tornar um padrão nos próximos anos, inclusive com fabricantes de automóveis tradicionais fazendo as suas apostas no segmento.
A Volkswagen oferece na Europa o e-bike Cargo, um triciclo elétrico compacto voltado para entregas. Com autonomia de 100 km, atinge uma velocidade máxima de 25 km/h e pode levar até 210 kg. Já a Polestar — marca de veículos elétrico que nasceu da Volvo — colaborou no desenvolvimento do Re_Move, um patinete elétrico capaz de levar até 270 kg.