Modelos grandalhões, daquelas dos road movies , parecem estar ficando no passado. A tendência atual aponta para as vans compactas, muito mais alinhados ao conceito de viver sustentável dos nossos tempos. Mais do que o transporte de carga, oferecem espaço na medida para cair na estrada, além de manobrabilidade. Versatilidade é a palavra-chave e, melhor ainda, se vier acompanhada de redução de emissão de poluentes.
LEIA MAIS: A nova de Elon Musk: Tesla vai liberar patentes para concorrentes
Nesse sentido, a van e-NV200, da Nissan, sai na frente por ser totalmente elétrica. Com a mesma bateria de 40 kWh do Nissan Leaf, tem uma autonomia de 301 km útil em condições urbanas. Essa primeira versão elétrica entre as vans compactas da marca japonesa vem nas versões furgão e motorhome. A e-NV200 oferece três formas de carregar sua bateria elétrica: carregamento rápido de 60 minutos, em que opera com 80% de sua capacidade, ou o completo, que leva em 7 horas e meia em postos apropriados e 21 horas na rede doméstica.
A versão camp da e-NV200 merece um capítulo à parte - parece sob medida para agradar os “millennials wanderlust” (a geração Y que não cansa de explorar o mundo e se maravilhar com ele) e os fãs do ecoturismo (olha que bom poder conhecer a natureza e cuidar dela, já que o veículo não emite poluentes?).
LEIA MAIS: Segmento de sedãs grandes diminui, mas lançamentos continuam atraentes
As comodidades do motorhome incluem uma sala para até quatro pessoas e uma minicozinha completa, com geladeira, pia, espaço para gás e água corrente. Na hora de dormir, o interior do veículo se transforma em uma confortável cama para duas pessoas. O modelo conta ainda com aquecimento e janelas persianas, que regulam a entrada de luz. Uma segunda cama de casal externa, no teto do automóvel, permite expandir o espaço - ou seja, dá para levar mais amigos.
Motivos justos para as vans compactas
A redução do tamanho de vans e motorhomes hoje se dá, sobretudo, devido às pressões dos órgãos ambientais. Menores, eles podem circular em áreas restritas, pagam pedágio de automóvel, não necessitam de habilitação profissional. Nessa nova classe, há modelos europeus que poderiam fazer sucesso no Brasil.
LEIA MAIS: Fabricantes se unem para lançar inovações
Um dos mais populares é a Transit Connect, da Ford. Bastante versátil, leva uma carga útil de respeitáveis 736 kg e tem duas opções de motores: um de quatro cilindros, de 2.5 litros, que produz 169 cv e um turbo 1.6, chamado EcoBoost, que produz 178 cavalos com economia de combustível. O câmbio automático tem seis marchas.
Outra novidade no segmento é a Ram ProMaster City, uma marca da FCA. Ele tem uma carga útil máxima de 856 kg. A van movida por um motor de quatro cilindros, de 2.4 litros com caixa automática de nove marchas.
Líder de sua classe e mais poderosa que seus concorrentes, a Mercedes-Benz Metris é considerada a melhor van compacta de carga. Tem motor turbo de 2.0 litros e quatro cilindros que produz 208 cavalos emparelhado com uma transmissão automática de 7 marchas. A combinação cria uma capacidade de carga máxima de 1.138 kg (a maior da categoria). O design e espaço interno das novas vans compactas agradam também quem, mais que um carro, desejam comprar estilo de vida sobre rodas. E cair na estrada.