VW Tarok só deve chegar em 2025, importada da Argentina, segundo relatório da consultoria internacional IHS Markit
Divulgação
VW Tarok só deve chegar em 2025, importada da Argentina, segundo relatório da consultoria internacional IHS Markit

A consultoria internacional IHS Markit, especializada na indústria automotiva global, publicou um relatório sobre os projetos de novos modelos em estudo para diversos países, incluindo a Argentina.

Segundo o jornal argentino Ámbito Financiero serão três veículos novos que a IHS Markit já presume que serão fabricados na Argentina, sob as marcas Fiat e Volkswagen , esta última, inclusive, que terá maior impacto para o mercado brasileiro.

Da Volkswagen, por exemplo, a produção da picape compacta Tarok na fábrica da General Pacheco (Argentina) já está listada como um projeto específico. A data de início é 2025. Este modelo compartilha uma plataforma com o SUV Taos , que já é importado ao Brasil.

Agora só resta saber o que a Volkswagen vai fazer com o Amarok , considerando o cancelamento do Projeto Cyclone que visava produzir em conjunto as novas Ford Ranger e VW Amarok. A crise no mercado local agravada pela Covid-19 e a decisão unilateral da Volkswagen foram os motivos do fim da parceria.

Você viu?

A marca alemã garante que haverá Amarok até 2025. Se a picape não for mais produzida no país, a fábrica terá muita capacidade ociosa, já que a Taos ocupará apenas metade da produção. É aí que entra a necessidade de um novo veículo e o Tarok é a possibilidade mais lógica.

Após o adiamento anunciado pelo CEO da VW Latin America, Pablo Di Si, em meados de 2020 por conta do agravamento da Covid-19, a picape VW Tarok terá produção iniciada a partir de 2025.

VW Tarok  é feita com a mesma base do SUV Taos e se baseia no protótipo mostrado no Salão do Automóvel, em 2018
Divulgação
VW Tarok é feita com a mesma base do SUV Taos e se baseia no protótipo mostrado no Salão do Automóvel, em 2018

Se tudo ocorrer conforme o planejamento, a importação da Tarok para o Brasil promete sacudir o mercado aquecido das picapes e incomodar o reinado da Fiat Toro que nada de braçada na liderança e que ganhou uma atualização visual, além de motor 1.3 turboflex, de 185 cv, internet a bordo, entre outras novidades.

Até 2025, serão pelo menos três os rivais da Fiat Toro . A GM já confirmou que vai lançar a nova geração da Montana (até o final de 2023); a Ford também deu sinal verde para chegada da Maverick do México (em 2022) e a Renault faz os últimos ajustes na versão renovada da Oroch.

E ainda existe a possibiliade da Hyundai trazer a Santa Cruz , ainda mais agora que o Grupo CAOA acaba de ganhar o direito de continuar trazendo modelos importados da marca coreana para o Brasil.

    Veja Também

    Mais Recentes

      Comentários