A consultoria internacional IHS Markit, especializada na indústria automotiva global, publicou um relatório sobre os projetos de novos modelos em estudo para diversos países, incluindo a Argentina.
Segundo o jornal argentino Ámbito Financiero serão três veículos novos que a IHS Markit já presume que serão fabricados na Argentina, sob as marcas Fiat e Volkswagen , esta última, inclusive, que terá maior impacto para o mercado brasileiro.
Da Volkswagen, por exemplo, a produção da picape compacta Tarok na fábrica da General Pacheco (Argentina) já está listada como um projeto específico. A data de início é 2025. Este modelo compartilha uma plataforma com o SUV Taos , que já é importado ao Brasil.
Agora só resta saber o que a Volkswagen vai fazer com o Amarok , considerando o cancelamento do Projeto Cyclone que visava produzir em conjunto as novas Ford Ranger e VW Amarok. A crise no mercado local agravada pela Covid-19 e a decisão unilateral da Volkswagen foram os motivos do fim da parceria.
Você viu?
A marca alemã garante que haverá Amarok até 2025. Se a picape não for mais produzida no país, a fábrica terá muita capacidade ociosa, já que a Taos ocupará apenas metade da produção. É aí que entra a necessidade de um novo veículo e o Tarok é a possibilidade mais lógica.
Após o adiamento anunciado pelo CEO da VW Latin America, Pablo Di Si, em meados de 2020 por conta do agravamento da Covid-19, a picape VW Tarok terá produção iniciada a partir de 2025.
Se tudo ocorrer conforme o planejamento, a importação da Tarok para o Brasil promete sacudir o mercado aquecido das picapes e incomodar o reinado da Fiat Toro que nada de braçada na liderança e que ganhou uma atualização visual, além de motor 1.3 turboflex, de 185 cv, internet a bordo, entre outras novidades.
Até 2025, serão pelo menos três os rivais da Fiat Toro . A GM já confirmou que vai lançar a nova geração da Montana (até o final de 2023); a Ford também deu sinal verde para chegada da Maverick do México (em 2022) e a Renault faz os últimos ajustes na versão renovada da Oroch.
E ainda existe a possibiliade da Hyundai trazer a Santa Cruz , ainda mais agora que o Grupo CAOA acaba de ganhar o direito de continuar trazendo modelos importados da marca coreana para o Brasil.