Conheça 8 montadoras que tiveram trajetória curta por aqui

Só de passagem! Seja pela falta de recursos ou melhor planejamento para competitividade no mercado nacional, conheça algumas histórias de empresas que ficaram por pouco tempo no Brasil.

1-) Alfa Romeo

A Alfa Romeo fez escola nas pistas e atuou até na criação da Ferrari (1939). Aqui, ficou entre 1960 e 1986 e na reabertura dos importados, se reestabeleceu em 1991 junto ao sedã 164, porém sem o merecido sucesso. Aí não teve outra saída, a não ser fora do Brasil em 2006.

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2-) MG Motors

Em 2011 a MG Motors da chinesa SAIC Motors queria peitar Audi e BMW. Ambiciosa, tinha até planos de construir uma fábrica, mas a falta de publicidade e só uma loja e dois carros (MG550 e MG6), não foi um negócio da china e assim nos deixou em 2013.

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3-) Lada

Após cinco anos da chegada dos importados, a Lada deixaria o Brasil em 1995, tudo porque não vieram tropicalizados para beber a nossa gasolina adicionada de muito álcool, e aí seus motores, incluindo o do valente Niva 4x4 se transformou em uma verdadeira ressaca de problemas.

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4-) Geely

Dona da Volvo, a chinesa Geely trouxe o sedã EC7 e o hatch GC2 em 2014. Mesmo bem equipados e preços acessíveis, o tempo fecharia: baixa competitividade e pressão do regime automotivo Inovar-Auto foram o tiro certeiro do fim e pouco mais de 1.000 veículos vendidos até 2016.

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5-) Daihatsu

A Daihatsu só ficou conhecida aqui graças à simpatia cativante do hatch Cuore e o jipinho Terios, bem aceitos no início das importações em 1994, no entanto a crise asiática e a alta do dólar não foram nada simpáticas com o mercado obrigando a marca japonesa a deixar o país.

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6-) Seat

A espanhola Seat do grupo VW veio em 1995 e apresentou o Córdoba e seus derivados Ibiza, Vario e Inca, porém a moeda americana supervalorizada e a semelhança aos modelos da marca alemã a afastou da concorrência em 2002. Acabou dançando no melhor ou pior ritmo flamenco!

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7-) Mazda

Mesmo com dez anos (1990-2000), aqui a Mazda nunca vendeu bem; tentava rivalizar as compatriotas Honda e Toyota, e nem mesmo o afamado esportivo MX-3 a salvou. Piorou em 1996 quando a Ford, temendo concorrência interna, a tirou do país. Tentou retorno em 2010, só tentou...

Divulgação/Mazda

8-) Saab

Conhecida por fabricar aeronaves militares e civis, a Saab foi outra que aproveitou a vinda dos importados e ofereceu o 9000, um sedã de luxo lançado em 1984 que dividia a base junto ao Alfa Romeo 164, Lancia Thema e Fiat Croma. Com apenas 34 vendas, nos largou em 1991.

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