Nissan prepara o substituto do Leaf com uma série de recursos inéditos e tecnologia autônoma
Divulgação
Nissan prepara o substituto do Leaf com uma série de recursos inéditos e tecnologia autônoma

A Nissan anuncia seu próximo passo em assistências avançadas de direção (ADAS na sigla em inglês), e visa reduzir acidentes de trânsito integrando diversos recursos. O sistema ainda está em desenvolvimento e segundo a montadora estará pronto no meio da década, e será integrado em todos os modelos novos da Nissan em 2030.

No vídeo de apresentação do sistema, um crossover elétrico é mostrado, dando indícios de que o modelo pode ser lançado no futuro e poderia ser um dos substitutos do Nissan Leaf , outro modelo que também aparece no vídeo é o Skyline Sedan adaptado para desenvolver as novas tecnologias.  

A nova tecnologia irá escanear detalhadamente os objetos e o ambiente ao redor do veículo por meio da nova tecnologia LIDAR , que é composta de sensores, radares e câmeras no exterior do veículo. Essas tecnologias permitem o carro reconhecer as mudanças no ambiente em tempo real, e reagir a elas.

Nissan
Divulgação
Nissan

Atualmente, o ADAS da Nissan se limita apenas a identificar veículos, ciclistas e pedestres. A nova tecnologia promete evitar colisões em situações mais graves como uma roda solta pela pista, além de mudar de faixa em caso de congestionamento ou obstáculos na pista de forma autônoma.

Leia Também

O vídeo também mostra o veículo evadindo de acidentes complexos como uma picape perdendo o controle na faixa central , uma colisão entre um carro e um caminhão, ou até mesmo um objeto voando em direção ao para brisa do veículo.

De acordo com a Nissan o novo sistema analisa instantaneamente a situação, julga e automaticamente realiza a manobra necessária para evitar a colisão, além disso, graças às câmeras e radares , as tecnologias estão disponíveis até em áreas onde informações de mapas ainda não funcionam

O modelo 3D utilizado na apresentação é um futuro crossover completamente elétrico da Nissan, que ainda é um conceito. Foi anunciado em julho de 2021 com a promessa de ser um futuro modelo global, que dividirá a plataforma CMF-EV com o Nissan Ariya  e o Renaut Megane E-Tech .

A nova tecnologia de assistência a condução da Nissan irá estar disponível em alguns veículos a partir de 2025, e gradualmente irá fazer parte de toda a linha da fabricante e até outros veículos da aliança Renault-Nissan-Mitsubishi .

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!