Tata Avinya
Divulgação
Tata Avinya

A fabricante indiana Tata revelou o Avinya, um veículo conceito 100% elétrico que deverá ditar a linguagem visual de um modelo de produção. Com data de chegada anunciada para 2025, seu nome significa inovação na língua sânscrita.

O modelo será construído sobre a plataforma “Gen 3” que, de acordo com a Tata , irá permitir o desenvolvimento de “veículos elétricos globalmente competitivos “. Até o lançamento do Avinya de produção, espera lançar oito novos veículos elétricos .

Além disso, a fabricante planeja que até 2026, um ano após o início das vendas do Avinya, veículos elétricos representem 25% do número total de carros vendidos pela Tata no mercado doméstico.

O visual externo do Avinya, é segundo a fabricante, uma combinação de elementdos de SUVs, minivans, e hatchbacks do segmento Premium. A área de capô e porta-malas são bastante curtas, direcionando quase toda a extensão do veículo para o espaço interno dos ocupantes.

A coluna B, pintada de preto, reforça a impressão de uma grande área envidraçada ao longo do carro. E o visual futurista é marcado pelo conjunto ótico composto por uma fina barra de LEDs que, na dianteira, funcionam como faróis e, na traseira, fazem a função de luz de posição. Além disso, câmeras funcionam como retrovisores.

Leia Também

O interior é acessado através de portas “borboletas”, segundo a Tata, e é uma com desenho minimalista espaçoso. Utiliza materiais ecologicamente corretos e de alta qualidade. As únicas telas disponíveis na versão conceitual são as que mostram as imagens das câmeras retrovisoras.

O modelo deverá ser equipado com inteligência artificial e comandos de voz, além de uma barra de som montada ao longo do painel, que será o principal elemento do sistema de infotenimento. Cada um dos quatro bancos terá controles personalizados de áudio climatização, e os dianteiros se moverão para facilitar a entrada e saída do Avinya.

No centro do volante há controles sensíveis ao toque e botões físicos, e na versão de produção, serão movidos para a lateral, já que o modelo deverá contar airbag. Um acessório curioso é um difusor de perfume no console central.

Não foram divulgadas quais especificações de motorização, mas a Tata espera disponibilizar no Avinya, um conjunto de baterias que ofereça 500 km de autonomia com apenas 30 minutos de recarga, e a responsável por isso será a plataforma Gen 3.

Além de oferecer sistemas de carregamento rápido, conectividade e auxílio à condução de última geração, essa nova plataforma deverá entregar tração nas quatro rodas, já que a Tata espera proporcionar um conjunto que seja a prova d’água e de poeira.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!