![Sensor de ponto cego é um equipamento bastante útil durante trânsito de alto fluxo de veículos Sensor de ponto cego é um equipamento bastante útil durante trânsito de alto fluxo de veículos](https://i0.statig.com.br/bancodeimagens/80/fk/9l/80fk9l0gpv6qyc8y307olgv11.jpg)
Um projeto de lei apresentado pela senadora Eliziane Gama (Cidadania-MA) torna obrigatório de série o alerta de ponto cego nos veículos em circulação no Brasil. O PL 673/2022 adiciona a exigência do item no Código de Trânsito Brasileiro para tornar os automóveis mais seguros e, consequentemente, reduzir o número de acidentes.
No projeto de lei, a senadora cita um estudo do Insurance Institute for Highway Safety (IIHS) — entidade de segurança veicular ligada às seguradoras dos Estados Unidos — que estima que o sensor de ponto cego reduz em 14% o risco de acidentes de mudança de faixa.
Segundo Eliziane Gama, a inclusão do equipamento como item obrigatório não afetará significativamente os preços dos automóveis, uma vez que a aquisição do dispositivo custa, para alguns modelos, menos de R$ 400.
“Acredito que a adoção dos sensores de ponto cego como equipamento obrigatório nos veículos automotores contribuirá para a redução do número de acidentes em nossas vias, tendo em vista que esse dispositivo auxiliará os motoristas na condução segura dos veículos”, argumenta a senadora.
![Não é improvável que, em um futuro próximo, outros itens de segurança também se tornem obrigatórios Não é improvável que, em um futuro próximo, outros itens de segurança também se tornem obrigatórios](https://i0.statig.com.br/bancodeimagens/d8/qa/qx/d8qaqxfo7dv7x82wnm5je18g8.jpg)
Antes de o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) definir o cronograma para a exigência do item de segurança nos veículos, o projeto de lei será analisado por comissões temáticas e precisa ser aprovado pelo Senado e pela Câmara antes de ser encaminhado à sanção do Presidente da República.
O dispositivo funciona com câmeras, radares ou pulsos ultrassônicos posicionados nos retrovisores laterais, detectando a presença de outros veículos que não estão visíveis nos espelhos, no chamado ponto cego. Caso outro carro ou moto esteja muito próximo, o sensor emite um alerta luminoso, que pode ser no próprio espelho, no retrovisor ou na parte interna da coluna A.