O novo BMW M4 CSL (Competition, Sport and Lightweight, ou, em uma tradução livre, Competição, Esportividade e Leveza) é o carro de produção mais rápido da marca alemã a completar uma volta em Nürburgring Nordschleife.
O cupê esportivo foi apresentado como mais uma das ações da marca em comemoração aos 50 anos de BMW M, é 40 cv mais potente que a versão M4 Competition
, além de ser aproximadamente 100 quilos mais leve ( 1.605 kg
)
Com isso, são 550 cv extraídos do motor 3.0 biturbo de seis cilindros . Já o torque é de 66,3 kgfm, e está disponível entre 2.750 rpm e 5.950 rpm. A BMW também aumentou a pressão do turbo, dos 24,7 psi do M4 competition para 30,5 psi.
De acordo com a marca da Baviera, a inspiração veio diretamente do M4 GT3
, modelo utilizado em diversas categorias automobilísticas pelo mundo e, como tal, vem repleto de fibra de carbono, como seu irmão de corrida.
Para ajudar na redução do peso e, consequentemente, melhorar seu desempenho, o novo M4 CSL
teve o seu banco e cintos de segurança tarseiros removidos, além da já citada fibra de carbono, bem como o CFRP (plástico reforçado com fibra de carbono) e titânio.
Outro feito do novo M4 CSL
é ser o carro de produção da BMW
mais rápido a completar um volta ao longo dos 20 quilômetros de Nurburgring Nordschleife em 7 minutos e 20 segundos e 207 milésimos.