O inverno chegou, e nessas épocas de temperatura mais amena, a atenção na manutenção com o veículo deve ser redobrada, isso porque com o frio extremo, é natural apresentem alguns problemas típicos como dificuldades de partida, bateria, ar-condicionado, palhetas do para-brisa entre outros.
De acordo com Caio Lucena, especialista da Zapay, a manutenção preventiva , ainda que muitos não se deem conta de sua importância, é necessária para que no futuro, o motorista não seja pego de surpresa, o que ajuda muito na economia não só de tempo, mas de dinheiro também.
“De uma forma geral, orienta-se que as manutenções sejam feitas a cada seis meses, ou dez mil quilômetros rodados, mas isso depende muito das condições a que o veículo seja exposto e dos hábitos do condutor”, destaca.
Sobre dúvida da periodicidade de quando fazer, basta consultar as instruções do manual do veículo , o qual constará todos os itens necessários e com qual quilometragem deve ser feita a manutenção preventiva.
Lucena informa que é importante ficar atento a essas revisões obrigatórias . Elas são simples, rápidas e o valor vale a pena, já que você garantirá não apenas a sua segurança, mas também a valorização do próprio veículo.
Fora isso, outro ponto importante da importância desse cuidado está na segurança não só do motoristas, mas como a dos demais ocupantes e por que não dizer, a dos demais motoristas.
O especialista também faz questão de frisar que caso o motorista ainda insista em não fazer a manutenção preventiva do seu veículo, caso o veículo sofrer uma pane e for pego em uma via pública por falta de manutenção, o condutor pode ser multado.
Só como exemplo, que for autuado com os pneus carecas, a infração é considerada grave, com multa de R$195,23 e mais 5 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) . Além disso, se o carro parar em via pública, o condutor também pode ser multado dependendo do caso.
No caso de faróis queimados ou pane no sistema elétrico, quem for flagrado, responderá por uma infração média (R$130,16 e 4 pontos na CNH). Vale lembrar que o dono pode ser punido mesmo que outra pessoa esteja realizando o conserto.
Para evitar esse tipo de surpresa, separamos algumas dicas importantes para evitar surpresas desagradáveis e ainda economizar om oficinas mecânicas.
Partida a frio
Veículos flexíveis equipados com o tanquinho de partida a frio merecem atenção especial, já que eles têm mais dificuldade de pegar em dias frios, e trabalham com temperaturas abaixo de 15°C. Para isso, não se esqueça de mantê-lo sempre com gasolina premium que tem maior durabilidade e menor concentração de etanol (25%) em relação a comum (27%). A insistência em ligar o carro nessas condições também pode trazer problemas nas velas, cabos e bobinas, sem contar a descarga da bateria.
Bateria
No frio, há uma exigência maior da bateria , principalmente na partida a frio. Para isso, verifique o estado do componente e evite deixar ligados aparelhos de som com o carro desligado, bem como luzes internas, faróis e lanternas. Se ele for ficar muito tempo parado em casa, vale a pena investir em carregadores de baterias portáteis, que funcionam em tomada doméstica. Custam entre R$ 50 e R$ 250 e é uma boa pedida para poupar gastos com uma bateria nova que não sai por menos de R$ 500.
Vidros
Outro problema do inverno são as rachaduras nos vidros, que acontecem com mais frequência. Se o carro estiver muito tempo parado no frio, e o condutor logo for utilizar o ar-condicionado no modo quente, por exemplo, isso pode trincar o vidro. Pode parecer besteira, até porque muitas são microfissuras que não se vê com facilidade, mas trafegar com o vidro trincado pode afetar a segurança dos passageiros, é considerado uma infração grave, render multa para o condutor, além de cinco pontos na carteira e apreensão do veículo até que o problema seja resolvido.
Palhetas do limpador de para-brisa
Para garantir o bom funcionamento das palhetas dos limpadores de para-brisa, deve-se trocá-las uma vez ao ano , mas em climas mais frios típicos de inverno, o ideal é reduzir, em pelo menos, a metade do prazo. O tempo frio pode ressecar o acessório diminuindo drasticamente a sua eficiência.
De acordo com especialistas, o prazo para troca das palhetas geralmente é de um ano, mas isso vai depender da região em que você mora, se for um lugar muito frio, é melhor trocar antes disso.
Pneus
Todos, incluindo o sobressalente, devem ser checados. Considerando que, assim como o ar frio é mais denso, o mesmo ocorre com o ar existente dentro dos pneus, o que faz reduzir sua pressão. Lembre-se que a baixa pressão aumenta o consumo e o desgaste. Qualquer dúvida, consulte a pressão recomendada do fabricante. Veja no manual de instruções. Ela vem também, geralmente, colada na parte interna da coluna de uma das portas dianteiras ou na tampa do bocal de combustível.