Velas de ignição em bom estado garantem maior economia com combustível e, principalmente, manutenção
Divulgação
Velas de ignição em bom estado garantem maior economia com combustível e, principalmente, manutenção

Sem dúvida, os combustíveis são os maiores vilões, que impactam diretamente no poder de compra do cidadão. E com as constantes variações nos preços, manter o veículo com a manutenção em dia garante uma melhora significativa no consumo.

Um dos itens responsáveis por essa melhoria são as velas de ignição , pois elas são responsáveis por fornecer centelhas ‘faíscas’ que vão garantir a correta queima do combustível. Para isso, é preciso notar quando está na hora de substituir o jogo de velas.

Entre os principais sintomas de um jogo de velas ruim , estão dificuldades na partida do veículo, alteração na marcha lenta, falhas do motor em situações de retomada de velocidade, e principalmente o aumento no consumo de combustível.

Especialistas alertam para esses sinais, que podem aparecer quando existem problemas não somente nas velas, mas em todo o sistema de ignição do veículo. Além delas, a bateria, a bobina e os cabos de distribuição  estão envolvidas no processo.

“Uma vela com desgaste apresenta erosão, e consequentemente a tensão na bobina será maior, não tendo faíscas suficientes para que o carro tenha um bom desempenho em ladeiras íngremes, por exemplo”, orienta o Instrutor do Centro Técnico de Treinamento DPaschoal, Leonardo José Tobias.

Para o bom desempenho das velas de ignição, é preciso manter a limpeza dos bicos injetores e filtro de ar em dia, além de verificar se a injeção eletrônica está funcionando corretamente.

“É vital fazer uma revisão do sistema de ignição a cada 10 ou 15 mil quilômetros rodados, mas lembre-se que cada fabricante indica um tempo de troca diferente”, alerta o professor Cleber Willian do departamento de Engenharia Mecânica da FEI.

O mais indicado pelos profissionais da área é estar atento às instruções do fabricante sobre o período para a troca do jogo de velas, onde a substituição do componente deve ser realizada após uma diagnose feita por um técnico especializado, com a utilização de uma ferramenta específica e padrões comparativos de desgaste.

Vela em bom estado garante uma queima de combustível perfeita favorecendo diretamente no menor consumo.
Divulgação
Vela em bom estado garante uma queima de combustível perfeita favorecendo diretamente no menor consumo.

É importante ressaltar, também, que o correto funcionamento do sistema de ignição depende do tipo de utilização do veículo . O motivo para isso é que, em condições severas, como uso em trânsito intenso (por exemplo), o desgaste tende a ser maior.

Conforme explica o professor William da FEI, em casos de falha na partida do motor é aconselhável não continuar tentando ligá-lo , uma prática que muitos acabam cometendo.

“A insistência nesta ação pode causar o encharcamento das velas, gerando um transtorno ainda maior. Procure um mecânico mais próximo ou de sua confiança”, recomenda o docente.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!