Com a primeira corrida das 24 Horas de Daytona confirmada para janeiro de 2023, a rodada de abertura do Campeonato IMSA SportsCar promete esquentar no melhor sentido literário da expressão. A Ferrari vai brigar pela vitória com o 296 GT3 enfrentando nada mais, nada menos que o novo Porsche 911 GT3 R.
O bólido apresenta um design com muitos elementos aerodinâmicos, que juntos ajudam a aumentar o downforce cerca de 20% maior do que o atual 488 GT3. A inspiração para o design veio do 250 LM, o carro que deu à Ferrari sua vitória nas 24 Horas de Le Mans em 1965.
O 296 GT3 compartilha um trem de força com o 296 GTB, embora devido aos regulamentos técnicos pula os elementos eletrificados do carro de estrada. Lembramos que o carro de estrada é movido por um motor V6 de 3,0 litros, com turbo duplo e outro elétrico. Além disso, o conjunto mecânico também conta com câmbio automático de dupla embreagem, de 8 marchas. O motor do 296 GTB gera 654 cv, enquanto o elétrico adiciona 164 cv para trazer o total para 818 cv.
O carro de corrida tem motor mais à frente e mais baixo do que no carro de estrada, diminuindo o centro de gravidade e também ajudando a melhorar a rigidez torcional do chassi de alumínio, que é cerca de 10% maior do que no 488 GT3.
São 600 cv e 72,4 kgfm extraídos do motor de seis cilindros 3.0 turbo, posicionado na parte central da traseira e está ligado a uma caixa de câmbio de seis marchas desenvolvida especialmente para este carro.
Outro detalhe em relação ao 296 GTB é que no 296 GT3 a distância entre-eixos um pouco maior e o design da suspensão é significativamente diferente em comparação com o 488 GT3. Os braços duplos triangulares dianteiros e traseiros foram escolhidos para ajudar na aderência em altas velocidades e limitar o estresse nos pneus.
O sistema de frenagem, por sua vez, também foi revisado e atualizado, com pinças recém-projetadas (frente de 6 pistões e traseira de 4 pistões) e rotores (15,75 polegadas na frente e 13 polegadas na traseira). Já o jogo de rodas é forjado e conta com aro de 18 polegadas cada um. Com Tudo isso, conseguiu-se chegar a um peso de apenas 1.250 kg.
O 488 GT3 conseguiu 107 títulos em sua corrida de estreia até o momento, com 429 vitórias em 770 partidas. Esses números o tornam o carro de corrida de maior sucesso da Ferrari até hoje.
Mas, por melhor que seja o 296 GT3, ele provavelmente será ofuscado pelo carro de corrida Le Mans Hypercar da Ferrari também definido para competir a partir de 2023, especificamente na classe Hypercar do Campeonato Mundial de Endurance da FIA e possivelmente também na classe Grand Touring Prototype do Campeonato de carros esportivos.
Um carro de corrida baseado em 296 GTB para a série Challenge da Ferrari também deve estar em andamento, embora não hada uma data definida para isso acontecer.