Ferrari  296 GT3 terá motor 3.0 que funciona com outro elétrico. Juntos, geram 818 cavalos  de potência
Divulgação
Ferrari 296 GT3 terá motor 3.0 que funciona com outro elétrico. Juntos, geram 818 cavalos de potência

Com a primeira corrida das 24 Horas de Daytona confirmada para janeiro de 2023, a rodada de abertura do Campeonato IMSA SportsCar promete esquentar no melhor sentido literário da expressão. A Ferrari vai brigar pela vitória com o 296 GT3 enfrentando nada mais, nada menos que o novo Porsche 911 GT3 R.

O bólido apresenta um design com muitos elementos aerodinâmicos, que juntos ajudam a aumentar o downforce cerca de 20% maior do que o atual 488 GT3. A inspiração para o design veio do 250 LM, o carro que deu à Ferrari sua vitória nas 24 Horas de Le Mans em 1965.

O 296 GT3 compartilha um trem de força com o 296 GTB, embora devido aos regulamentos técnicos pula os elementos eletrificados do carro de estrada. Lembramos que o carro de estrada é movido por um motor  V6 de 3,0 litros,  com turbo duplo e outro elétrico. Além disso, o conjunto mecânico também conta com câmbio automático de dupla embreagem, de 8 marchas. O motor do 296 GTB gera 654 cv, enquanto o elétrico adiciona 164 cv para trazer o total para 818 cv.

O carro de corrida tem motor mais à frente e mais baixo do que no carro de estrada, diminuindo o centro de gravidade e também ajudando a melhorar a rigidez torcional do chassi de alumínio, que é cerca de 10% maior do que no 488 GT3. 

São 600 cv e 72,4 kgfm extraídos do motor de seis cilindros 3.0 turbo, posicionado na parte central da traseira e está ligado a uma caixa de câmbio de seis marchas  desenvolvida especialmente para este carro.

Outro detalhe em relação ao 296 GTB é que no 296 GT3 a distância entre-eixos um pouco maior e o design da suspensão é significativamente diferente em comparação com o 488 GT3. Os braços duplos triangulares dianteiros e traseiros foram escolhidos para ajudar na aderência em altas velocidades e limitar o estresse nos pneus. 

O sistema de frenagem, por sua vez, também foi revisado e atualizado, com pinças recém-projetadas (frente de 6 pistões e traseira de 4 pistões) e rotores (15,75 polegadas na frente e 13 polegadas na traseira). Já o jogo de rodas é forjado e conta com aro de 18 polegadas cada um. Com Tudo isso, conseguiu-se chegar a um peso de apenas 1.250 kg.

O 488 GT3 conseguiu 107 títulos em sua corrida de estreia até o momento, com 429 vitórias em 770 partidas.  Esses números o tornam o carro de corrida de maior sucesso da Ferrari até hoje. 

Mas, por melhor que seja o 296 GT3, ele provavelmente será ofuscado pelo carro de corrida Le Mans Hypercar da Ferrari  também definido para competir a partir de 2023, especificamente na classe Hypercar do Campeonato Mundial de Endurance da FIA e possivelmente também na classe Grand Touring Prototype do Campeonato de carros esportivos.

Um carro de corrida baseado em 296 GTB para a série Challenge da Ferrari também deve estar em andamento, embora não hada uma data definida para isso acontecer.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!