De acordo com uma pesquisa realizada pela Cortex, plataforma no Brasil que possui uma base de empresas globais, mesmo após nove anos do fim da produção, a Kombi ainda é o veículo mais utilizado por indústrias brasileiras.
O estudo
contabilizou 4,15 milhões de veículos, em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Mato Grosso, Distrito Federal e Amazonas.
Levando em conta o ano de 2012, o penúltimo em que o utilitário da VW foi fabricado, houve um crescimento de 42% nas vendas. Ainda conforme o estudo, a idade média da frota das empresas do ramo do varejo ficou em 19,5 anos e das de serviços, 18,7 anos.
No ranking de modelos de veículos preferidos pelas empresas, em segundo lugar ficou o VW Gol 1.0 , seguido por Fiat Strada Working e Fiat Mille Economy . Quanto às marcas favoritas, a alemã VW ocupou a liderança, (22%), seguido de Fiat (18,5%) e Chevrolet (13%).
A Kombi
Fabricada entre 1950 e 2013, a popularidade da "Velha Senhora" só não foi além devido a um decreto, no qual veículos fabricados a partir de 2014, deveriam adotar freios ABS e airbag para o condutor e passageiro.
Por aqui, a "perua", como também ficou conhecida, foi montada no Brasil ininterruptamente entre 2 de setembro de 1957 e 18 de dezembro de 2013, sendo praticamente o automóvel mais antigo no mercado do Brasil.