Saber dos prazos estipulados pela montadora e levar em boas oficinas são regras básicas para cuidar do carro
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Saber dos prazos estipulados pela montadora e levar em boas oficinas são regras básicas para cuidar do carro

Baixas temperaturas exigem mais do veículo e o sistema de partida , por exemplo, é um dos componentes que mais é prejudicado nessas épocas mais frias do ano. Por isso, a dica é simples: fazer a devida e correta manutenção.

Em carros mais antigos, com mais de cinco anos de manutenção, por exemplo, alguns componentes e peças podem ser prejudicados pelo frio intenso, segundo o professor departamento de Engenharia Mecânica da FEI, Cleber Willian Gomes.

“O sistema de partida é composto por itens como a bateria, velas de ignição e tanquinho que podem apresentar alguns problemas. Contudo, sabendo para o quê e como olhar, o condutor pode identificar e prevenir potenciais dores de cabeça”, explica o especialista.

Confira algumas dicas que podem ajudar no bom desempenho do sistema de partida nos dias mais frios. Confira abaixo.

Velas de ignição

Para o bom desempenho das velas de ignição, é preciso manter a limpeza dos bicos injetores e filtro de ar em dia.
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Para o bom desempenho das velas de ignição, é preciso manter a limpeza dos bicos injetores e filtro de ar em dia.

Esse dispositivo elétrico tem um papel fundamental para o bom funcionamento do motor. Sua função é gerar a centelha que a combustão da mistura de ar e combustível nos motores de combustão interna (a etanol ou a gasolina), ligando o carro.

Para o bom desempenho, é preciso manter a limpeza dos bicos injetores e filtro de ar em dia, além de verificar o correto funcionamento da injeção eletrônica.  Em geral, os fabricantes recomendam uma revisão do sistema de ignição a cada 10 ou 15 mil quilômetros rodados .

Em casos de falha na partida do motor é aconselhável não continuar tentando ligá-lo. “A insistência nesta ação pode causar o encharcamento das velas, gerando um transtorno ainda maior. Procure um mecânico mais próximo ou de sua confiança”, recomenda o engenheiro.

Cabos de ignição

Qualquer defeito ou avaria nos cabos de ignição são fáceis de serem identificados, por atrito ou derretimento.
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Qualquer defeito ou avaria nos cabos de ignição são fáceis de serem identificados, por atrito ou derretimento.

O cabo de ignição ou de vela, é responsável pelo funcionamento do motor e a distribuição de energia gerada pela bobina até as velas. Qualquer defeitos ou avaria são fáceis de serem identificada pelo condutor através do desgaste por atrito ou derretimento nos cabos.  Nessas condições, pode ocorrer uma fuga da corrente elétrica e, com isso, falhas no momento da ignição, com o efeito de oxidação dos terminais.

Bateria

Sua vida útil é de dois a três anos, mas essa longevidade pode ser reduzida em até 50%
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Sua vida útil é de dois a três anos, mas essa longevidade pode ser reduzida em até 50%

Sua vida útil é de dois a três anos, mas essa longevidade pode ser reduzida em até 50%, caso o proprietário não tome os devidos cuidados. Para isso, verifique o estado do componente e evite deixar ligados aparelhos de som com o carro desligado, bem como luzes internas, faróis e lanternas. Atente também para os terminais de bateria, conectores elétricos.

Tanquinho de partida a frio

Tanquinho de partida a frio não pode ser esquecido no inverno
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Tanquinho de partida a frio não pode ser esquecido no inverno

Veículos flexíveis equipados com o tanquinho de partida a frio merecem atenção especial, já que eles têm mais dificuldade de pegar em dias frios, e trabalham com temperaturas abaixo de 15°C. Para isso, não se esqueça de mantê-lo sempre com gasolina premium que tem maior durabilidade e menor concentração de etanol (25%) em relação a comum (27%).

De acordo com o professor da FEI a troca de gasolina do reservatório deve ser feita de três em três meses, mesmo que o condutor não o tenha usado. E lembrar sempre não deixar o tanquinho esvaziar, pois ele pode rachar, assim como as mangueiras.

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