Luxuoso para a época, o Alfa brasileiro contava com itens como ar-condicionado, algo incomum na década de 1970 e 1980.
Divulgação e Fiat/Divulgação
Luxuoso para a época, o Alfa brasileiro contava com itens como ar-condicionado, algo incomum na década de 1970 e 1980.

O luxuoso e espaçoso sedã 2300 foi o único projeto da Alfa Romeo produzido fora da Itália e coube ao nosso Brasil o mérito. Foi especialmente projetado na Itália, e destinado ao mercado brasileiro com direito até ao slogan "O importado fabricado no Brasil". Vale salientar que em outros países como África do Sul, Portugal e Paraguai o modelo também era montado, porém em regime CKD.

Tudo começou em 1967 quando a marca assumiu a direção da FNM, situada em Duque de Caxias- RJ, e a partir de 1974 passou a produzir o 2300. Quatro anos depois, passou a ser fabricado em Betim pela FIAT. Seu motor, o 2300 cc, possui quatro cilindros em linha com duplo comando de válvulas no cabeçote (DOHC) e 140 cv de potência. No entanto, houve versões como a 2300 Ti 4 , lançada em 1982, cujo motor é alimentado por dois carburadores (Solex 40 ADDHE) horizontais que ganhava 9 cv em relação ao modelo convencional.

Extremamente luxuoso para a época contava com itens até então raros de se ver em modelos de luxo da época vendidos por aqui: ar condicionado, direção hidráulica progressiva, trio elétrico (vidros, travas e espelhos) e até abertura elétrica de porta-malas . Aliás o porta-malas até hoje é um dos destaques do sedã: 435 litros .

Apesar de tantas virtudes, o 2300 saiu de linha em 1987 deixando muitos fãs e entusiastas órfãos de um sedã de luxo e com muita tecnologia de ponta para a sua era. 

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