Os olhares mais atentos às placas de publicidade na Copa do Mundo já viram que Kia e Hyundai além de exibirem suas marcas, anunciam também três modelos no maior torneio de futebol do mundo , são o Kia EV6 e Hyundai IONIQ 5 e IONIQ 6 , todos 100% elétricos .
Vamos começar pelo Kia , que é justamente o mais próximo de chegar ao Brasil . Apesar das marcas serem “irmãs”, no Brasil, são representadas por empresas diferentes, e possuem estratégias de negócios também diferentes.
A Kia assume um posicionamento mais Premium , e recentemente já começou a ofertar modelos eletrificados , como o Sportage , Niro e Stonic , sempre com motorização Mild-Hybrid (híbrida leve). Porém, o EV6 é 100% elétrico e chama a atenção por seu design diferenciado e premiado. O modelo esteve anunciado principalmente na fase de grupos do torneio.
O EV6 conta com 4,9m de comprimento, 1,89 m de largura e 1,5m de altura, sendo 2,9 metros de distância entre os eixos. Para efeito de comparação, o EV6 supera o Cerato em todas as dimensões , por exemplo.
O Kia EV6 virá ao Brasil , na versão topo de linha, a GT , que na América do Norte custa US$ 62.695 ( R$330.277 na cotação direta, sem considerar impostos). Essa versão oferece dois motores elétricos , um em cada eixo, baterias de 77.4 kWh . A potência combinada é de 584 cv e o torque é de 75,45 kgfm de torque.
Um dos maiores diferenciais do modelo é sua capacidade de recarga . Sua estrutura elétrica de 800 Volts permite recargas de 10 a 80% de capacidade das baterias em apenas 18 minutos , e de acordo com a fabricante, 100km de autonomia são recuperados em apenas 4,5 minutos em carregadores rápidos.
Segundo a assessoria de imprensa da marca, o EV6 GT chegará ao Brasil no segundo semestre de 2023 .
Outro modelo da Kia anunciado no torneio é o Sportage , o principal nome da marca em termos globais. No Brasil , é oferecido apenas com a motorização híbrida leve já citada, capaz de entregar 180 cv e 27 kgfm de torque.
Na Europa, pode ser equipado com motores híbridos de fato e até plug-in, gerando até 180 cv de potência máxima, sempre com o mesmo motor 1.6 T-GDi . Na América do norte , o modelo é equipado apenas com um motor 2.5l a gasolina de 187 cv.
A Hyundai patrocina do evento desde 2002, na edição sediada pelo Japão e Coréia do Sul . Os modelos exibidos no torneio sediado no Catar, são os Ioniq 5 e Ioniq 6 , os lançamentos mais recentes da marca.
O Ioniq 5 se aproveita de um desenho futurista, e embora as imagens passem um visual de hatch compacto , ele é maior que o Hyundai Creta , por exemplo. São 4,63 m de comprimento, 1,89 m de largura, 1,6 m de altura, com 3 metros de entre-eixos.
As baterias são de 72.6 kWh de capacidade , e garantem autonomia para até 481 km. Segundo a fabricante, é possível recarregar de 0 a 80% em 17 minutos em equipamentos de ultravelocidade e corrente contínua (DC) de 350 kW.
O motor é posicionado no eixo traseiro e gera 217 cv de potência máxima e 35,7 kgfm de torque.
O Ioniq 6 é o lançamento mais recente da Hyundai e é considerado como o Azera do futuro pela própria marca. São 4,85 metros de comprimento, 1,88 de largura, 1,89 m de altura e 2,95 m de entre-eixos. O Azera é levemente maior , com 4,93 metros de comprimento, mas o entre-eixos é 10 cm menor.
Há versões com um ou dois motores , sempre um em cada eixo. A disposição máxima é de 325 cv de potência e 61,7 kgfm de torque, as baterias podem ser as mesmas do EV6 GT , de 77,4 kWh, mas há uma versão mais em conta com baterias de 53 kWh . A autonomia máxima, segundo a fabricante é de 610 km .
O Ioniq 6 será produzido na Europa e Coréia do Sul , mas as entregas até o momento não aconteceram fora do país natal da fabricante.
Atualmente, a Hyundai oferece um modelo chamado Ioniq no Brasil , mas não tem correlação com esses modelos, além da nomenclatura.
Esse veículo era oferecido na América do Norte , mas devido à chegada dos novos modelos exclusivamente elétricos no país, deixaram de ser comercializados.
No Brasil, o Ioniq está disponível somente no programa de assinatura oferecido pela própria Hyundai e mede 4,47 metros de comprimento, 1,82 m de largura e 1,45 m de altura. A distância entre-eixos é de 2,7 m, o porta-malas tem 443 litros.
Conta com um motor 1.6 litro a gasolina de 105 cv de potência e 15 kgfm de torque e um elétrico de 43,5 cv e 17,3 kgfm de torque. Combinados, os motores geram 141 cv e 27 kgfm de torque, e é o mesmo conjunto disponível no Kia Niro híbrido .
Os planos de assinatura oferecem prazos de 12, 24 ou 36 meses, com o pagamento mensal de parcelas a partir de R$3.999 , e segundo a fabricante pode rodar por 800 km com um tanque de combustível e pode atingir 18,9 km/l em circuito urbano com gasolina.