Kia EV6
Divulgação
Kia EV6

Os olhares mais atentos às placas de publicidade na Copa do Mundo já viram que Kia e Hyundai além de exibirem suas marcas, anunciam também três modelos no maior torneio de futebol do mundo , são o Kia EV6 e Hyundai IONIQ 5 e IONIQ 6 , todos 100% elétricos .

Vamos começar pelo Kia , que é justamente o mais próximo de chegar ao Brasil . Apesar das marcas serem “irmãs”, no Brasil, são representadas por empresas diferentes, e possuem estratégias de negócios também diferentes.

A Kia assume um posicionamento mais Premium , e recentemente já começou a ofertar modelos eletrificados , como o Sportage , Niro  e Stonic , sempre com motorização Mild-Hybrid (híbrida leve). Porém, o EV6 é 100% elétrico  e chama a atenção por seu design diferenciado e premiado. O modelo esteve anunciado principalmente na fase de grupos do torneio.

O EV6 conta com 4,9m de comprimento, 1,89 m de largura e 1,5m de altura, sendo 2,9 metros de distância entre os eixos. Para efeito de comparação, o EV6 supera o Cerato em todas as dimensões , por exemplo.

O Kia EV6 virá ao Brasil , na versão topo de linha, a GT , que na América do Norte custa US$ 62.695 ( R$330.277 na cotação direta, sem considerar impostos). Essa versão oferece dois motores elétricos , um em cada eixo, baterias de 77.4 kWh . A potência combinada é de 584 cv e o torque é de 75,45 kgfm de torque.

Um dos maiores diferenciais do modelo é sua capacidade de recarga . Sua estrutura elétrica de 800 Volts permite recargas de 10 a 80% de capacidade das baterias em apenas 18 minutos , e de acordo com a fabricante, 100km de autonomia são recuperados em apenas 4,5 minutos em carregadores rápidos.

Segundo a assessoria de imprensa da marca, o EV6 GT chegará ao Brasil no segundo semestre de 2023 .

Kia Sportage traz visual agressivo do EV6, mas em carroceria tradicional de SUV
Divulgação
Kia Sportage traz visual agressivo do EV6, mas em carroceria tradicional de SUV

Outro modelo da Kia anunciado no torneio é o Sportage , o principal nome da marca em termos globais. No Brasil , é oferecido apenas com a motorização híbrida leve já citada, capaz de entregar 180 cv e 27 kgfm de torque.

Na Europa, pode ser equipado com motores híbridos de fato e até plug-in, gerando até 180 cv de potência máxima, sempre com o mesmo motor 1.6 T-GDi . Na América do norte , o modelo é equipado apenas com um motor 2.5l a gasolina de 187 cv.

A Hyundai patrocina do evento desde 2002, na edição sediada pelo Japão e Coréia do Sul . Os modelos exibidos no torneio sediado no Catar, são os Ioniq 5 e Ioniq 6 , os lançamentos mais recentes da marca.

O Ioniq 5 se aproveita de um desenho futurista, e embora as imagens passem um visual de hatch compacto , ele é maior que o Hyundai Creta , por exemplo. São 4,63 m de comprimento, 1,89 m de largura, 1,6 m de altura, com 3 metros de entre-eixos.

As baterias são de 72.6 kWh de capacidade , e garantem autonomia para até 481 km. Segundo a fabricante, é possível recarregar de 0 a 80% em 17 minutos em equipamentos de ultravelocidade e corrente contínua (DC) de 350 kW.

O motor é posicionado no eixo traseiro e gera 217 cv de potência máxima e 35,7 kgfm de torque.

O Ioniq 6 é o lançamento mais recente da Hyundai e é considerado como o Azera do futuro pela própria marca. São 4,85 metros de comprimento, 1,88 de largura, 1,89 m de altura e 2,95 m de entre-eixos. O Azera é levemente maior , com 4,93 metros de comprimento, mas o entre-eixos é 10 cm menor.

Há versões com um ou dois motores , sempre um em cada eixo. A disposição máxima é de 325 cv de potência e 61,7 kgfm de torque, as baterias podem ser as mesmas do EV6 GT , de 77,4 kWh, mas há uma versão mais em conta com baterias de 53 kWh . A autonomia máxima, segundo a fabricante é de 610 km .

O Ioniq 6 será produzido na Europa e Coréia do Sul , mas as entregas até o momento não aconteceram fora do país natal da fabricante.

Atualmente, a Hyundai oferece um modelo chamado Ioniq no Brasil , mas não tem correlação com esses modelos, além da nomenclatura.

Esse veículo era oferecido na América do Norte , mas devido à chegada dos novos modelos exclusivamente elétricos no país, deixaram de ser comercializados.

No Brasil, o Ioniq está disponível somente no programa de assinatura  oferecido pela própria Hyundai e mede 4,47 metros de comprimento, 1,82 m de largura e 1,45 m de altura. A distância entre-eixos é de 2,7 m, o porta-malas tem 443 litros.

Conta com um motor 1.6 litro a gasolina de 105 cv de potência e 15 kgfm de torque e um elétrico de 43,5 cv e 17,3 kgfm de torque. Combinados, os motores geram 141 cv e 27 kgfm de torque, e é o mesmo conjunto disponível no Kia Niro híbrido .

Os planos de assinatura  oferecem prazos de 12, 24 ou 36 meses, com o pagamento mensal de parcelas a partir de R$3.999 , e segundo a fabricante pode rodar por 800 km com um tanque de combustível e pode atingir 18,9 km/l em circuito urbano com gasolina.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!