O sedan Fiat Siena teve inúmeras versões, mas poucas opções que valem a pena
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O sedan Fiat Siena teve inúmeras versões, mas poucas opções que valem a pena

Derivado do hatch Palio , o sedan Fiat Siena chegou em 1997 como o substituto do saudoso Prêmio. Um de seus principais trunfos é o vantajoso porta-malas de 500 litros , ou 220 litros a mais que o modelo que o originou . Além dessa vantagem, o modelo também tem peças acessíveis e fáceis de encontrar.

Inicialmente, o carro foi lançado nas versões EL 1.6 8V e 1.6 16V, com potência de 82 cv e 106 cv, respectivamente . A HL vinha apenas com o propulsor de 16V. Com a popularização dos motores 1.0 em qualquer classe de veículo, o modelo ganhou uma versão 1.0 de 61 cv, opção que se destava pelo câmbio manual de seis marchas . No mesmo ano, o motor 1.6 8V ganhou injeção multiponto, o que ajudou a elevar a sua potência para 92 cv .

Fiat Siena da segunda geração teve motores Fire 1.0 8v de 55 cv e Fire 1.0 16v de 70 cv
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Fiat Siena da segunda geração teve motores Fire 1.0 8v de 55 cv e Fire 1.0 16v de 70 cv


Foi no ano 2000 que surgiu a versão ELX Fire 1.3 (na verdade, 1,25 litro) de 80 cv. Na mesma época, a primeira reestilização foi lançada, uma novidade que veio assinada por Giorgetto Giugiaro. Com ela, vieram os motores 1.0 8V de 55 cv, o 1.0 16V de 70 cv, o 1.3 16V de 80 cv, o curioso 1.5 a etanol de 77 cv e o 1.6 16V de 106 cv. 

Três anos depois, veio o motor Chevrolet 1.8 flex de 114/112 cv . Foi a época do acordo de compartilhamento de motores entre a marca norte-americana e a italiana. Resultado: o 1.6 16V deu adeus. O 1.3 8V (1,25) também chegou ao mercado, mas sua potência de 67 cv não era grande coisa.

Fiat Siena Tetrafuel surgiu em 2007 e tinha como público-alvo os taxistas
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Fiat Siena Tetrafuel surgiu em 2007 e tinha como público-alvo os taxistas

Em 2004 estreava a 3ª reestilização, uma grande mudança que se destacava pelas linhas mais atuais e recortes dos faróis na parte inferior, o que dava um ar mais esportivo ao sedan. O acabamento interno foi melhorado e na motorização vinham o 1.0 que passou para 65 cv (ante os 55cv do antigo) e o 1.3 (1,25) flex de 71/70 cv. O Siena Fire mantinha o desenho anterior. No ano seguinte, o motor Fire 1.3 (1,25) crescia para 1.4 (80/81 cv) e já para 2006, a veio a versão flexível para o motor 1.0 (66/65 cv).

Giorgetto Giugiaro também foi responsável pela terceira reestilização, lançada em 2004 . Foi nessa reforma que surgiu uma versão voltada aos taxistas: a 1.4 ELX Tetrafuel, opção que vinha de fábrica com a opção de rodar com gasolina, gasolina pura (algo não disponível no Brasil), etanol e gás natural. Outro destaque foi o incremento de equipamentos, havia até opção de airbags laterais dianteiros, sensores de estacionamento traseiros e acionamento automático dos faróis e limpadores de para-brisa - muitos deles opcionais.

Somado a isso, a versão ELX 1.0 passou a entregar 75/73 cv, enquanto a ELX 1.4 chegava a 86/85 cv. Dois anos depois, surgiu a opção da caixa automatizada Dualogic para a topo HLX. Antes de tudo, é importante deixar logo claro que esse tipo de transmissão deve ser evitado.


A linha 2008 do Fiat Siena teve, pela primeira vez, os faróis diferentes em relação aos do Palio
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A linha 2008 do Fiat Siena teve, pela primeira vez, os faróis diferentes em relação aos do Palio

Para 2011, as versões Attractive e Essence substituíram as ELX e HLX e a Fiat adotou o motor E.torQ 1.6 16v (117/115 cv) no lugar do 1.8 na configuração mais cara. Além dessas novidades, surgiu o Siena Sporting 1.6 16V, modelo que se valeu de suspensão mais firme e visual um pouco mais esportivo. Até então oferecida apenas com motor 1.0, a EL ganhou a opção do 1.4.

Espaço Interno, desempenho e consumo

O espaço interno não é digno de elogios, ao contrário do Grand Siena . Se você for do tipo que leva passageiros altos, talvez os 2,36 metros de distância entre-eixos sejam muito restrito. O 1,61 metro de largura também não ajuda a acomodar ombros. Por outro lado, o porta-malas de 500 litros agrada e supera até o de sedans médios, tais como Toyota Corolla ou Honda Civic , por exemplo. Atrapalhada pela coluna C larga e pelo porta-malas elevado, a visibilidade traseira era outro problema. 

Fiat Siena Sporting é figurinha rara no mercado e vale a pena pelo motor E-Torq 1.6 16v (117/115 cv)
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Fiat Siena Sporting é figurinha rara no mercado e vale a pena pelo motor E-Torq 1.6 16v (117/115 cv)

Quanto ao desempenho, o melhor motor é o E.torQ 1.6 16V de 117/115 cv, o substituto do 1.8. Embora o propulsor da GM tenha fama de beberrão, o fato é que a nova opção também não se destacava muito no quesito, e faz 6,5 km/l de etanol na cidade e 7,7 km/l na estrada e 9,5 km/l e 11,6 km/l com gasolina - nas mesmas condições, de acordo com a tabela consultada do site Carros na Web.

A aceleração é outro ponto forte deste propulsor. Para tirar da imobilidade seus 1.092 kg de peso e chegar aos 100 km/h, são necessários só 9,5 segundos, número bom até para os tempos atuais. Quanto à velocidade final, o sedan atinge 191 km/h. Claro que algumas dessas medições parecem positivas demais.

Suspensão

Quanto à suspensão, o sedan da Fiat agrada na questão do conforto, uma qualidade que é compartilhada com a linha Palio e Palio Weekend , e consegue filtrar bem as irregularidades do piso sem grandes problemas.

Quanto aos amortecedores dianteiros, verifique, principalmente ao passar por ruas de paralelepípedo, possíveis estalos ou ruídos que podem ser um sinal de buchas e pivôs comprometidos. Na dúvida, leve até um mecânico de confiança para dar uma avaliada.

O custo de um amortecedor, por exemplo, que é o item mais caro do kit da suspensão, também está longe de ser dispendioso. Consultamos no site do Mercado Livre, e um par original da marca Cofap, por exemplo, sai por menos de R$ 600 reais, enquanto que o par de batentes e coifa original da suspensão traseira sai por R$ 235 reais , todas peças já com o frete gratuito para todo o Brasil.

Melhores e piores versões para comprar

O Fiat Siena Attractive com motor E-Torq 1.6 16v (117/115 cv) também é uma boa opção de entrada para quem quer desempenho
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O Fiat Siena Attractive com motor E-Torq 1.6 16v (117/115 cv) também é uma boa opção de entrada para quem quer desempenho

As melhores opções são a partir das versões equipadas com motor E.torQ 1.6 16v de 117/115 cv. Esta última, inclusive sofre do problema de falhas causadas por defeito no potenciômetro que aciona o corpo da borboleta. Não custa nada reforçar: é melhor evitar as versões com o temido câmbio Dualogic, transmissão que costuma dar problemas de engate. Para piorar, a manutenção é mais onerosa.

Dirigibilidade e preços

Confortável e prazeroso de guiar, os Sienas das primeiras safras podem ser uma boa escolha de carro barato, mas, para isso, é preciso saber qual versão oferece o melhor custo-benefício, ou seja, aquela que vai te entregar muito por menos.

Fiat Siena Sporting traz visual diferenciado e é muito raro de achar no mercado de usados
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Fiat Siena Sporting traz visual diferenciado e é muito raro de achar no mercado de usados

Com esta linha de raciocínio, a versão Essence equipada com motor E.torQ 1.6 16v de 117/115 cv, oferecida a partir de 2011, é uma boa escolha e pode ser adquirida por menos de R$ 30 mil.

Com essa quantia, o dono vai levar um sedan bem equipado com ar-condicionado, direção hidráulica, vidros elétricos, volante com regulagem de altura e o útil Follow Me Home , sistema que faz com que a luz continue ligada após o desligamento do carro por um determinado período.

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