Apesar de ser um conceito, Volkswagen ID.2All parece próximo do design final, que chegará às lojas em dois anos
Reprodução/Volkswagen
Apesar de ser um conceito, Volkswagen ID.2All parece próximo do design final, que chegará às lojas em dois anos

A Volkswagen lançou nesta semana o conceito elétrico ID.2all . O nome tem dois detalhes interessantes. Além de indicar um modelo menor do que o já lançado ID.3 , o 2all faz um trocadilho com "para todos em inglês (to all), algo que combina com o nome da própria marca - Volkswagen significa carro do povo.

O mercado de  carros elétricos de entrada é chave para a Europa. Com preço estimado na casa dos €25,000 ( R$ 139.182 ) na conversão direta, o ID.2 deve chegar às lojas em 2025, mas não será o mais barato da marca por muito tempo.

A Volkswagen confirmou recentemente um veículo que custará abaixo dos €20,000 (R$ 111.340), e chegará para competir com um futuro Hyundai , marca que também enxerga nessa faixa de preço o grande alvo para veículos elétricos.

O ID.2 chegaria para além de aumentar a porcentagem da VW em segmentos elétricos, e para competir com um futuro veículo compacto da Tesla , o tão especulado Model 2 .

Segundo a Volkswagen , o ID.2 será equipado com um motor elétrico dianteiro capaz de entregar 226 cv de potência, suficiente para acelerar de 0 a 100 km/h em menos de 7 segundos . Além disso, contará com autonomia de 450 km no ciclo WLTP.

Volkswagen ID.2All parece ser bem compacto, mas tem tamanho de Polo
Reprodução/Volkswagen
Volkswagen ID.2All parece ser bem compacto, mas tem tamanho de Polo

Para comparação, o Golf GTI de sétima geração vendido por aqui, contava inicialmente com 220 cv e alcançava os 100 km/h em 6,3 segundos.

O ID.2all mede 4,05 metros de comprimento, mas com 2,60 m de distância entre-eixos, o que o deixa em uma faixa de tamanho parecida com a de um Renault Sandero , mas com aproveitamento de espaço que promete ser ainda superior, pois o uso de uma plataforma exclusivamente elétrica (MEB) tem a vantagem de oferecer isso. É quase que um Polo elétrico , por assim dizer.

O design está alinhado com a nova linguagem de estilo da VW, uma tendência que mistura elementos clássicos, exemplo da coluna C espessa - que também traz maçanetas embutidas -, e também toques futuristas, como é o caso do arranjo de faróis e grade iluminados.

Apesar de se tratar de um veículo de entrada, as rodas têm 20 polegadas, mas ok, é um conceito ainda. Os arcos de roda são bem pronunciados, o que reforça a lembrança do Golf e outros modelos da marca.

Na traseira, o logo da Volkswagen em vermelho chama a atenção, e pode ser que fique de fora do desenho final. O para-choque traseiro é bem alto , o que resulta em uma tampa de mala alta e bem protegida, algo que dificulta um pouco a colocação de bagagens, mas que protege a peça em impactos pequenos. Parece que alguém aprendeu com os antigos Honda Fit .

A dianteira traz um conjunto óptico novo, mas que ao chegar às lojas deverá ser mais simples, se aproximando provavelmente do que é visto no ID.3. O para-choque dianteiro tem recortes na base e elementos em C que se encaram, passando a impressão de que o pequeno Volks está sorrindo.

Colocar um sorriso estampado no carro é algo que a marca fez também com o up. Como resultado, o visual passa uma impressão simpática, mas sem perder o ar germânico.

Interior do Volkswagen ID.2All é um salto de qualidade em comparação com a linha ID.3 atual
Reprodução/Volkswagen
Interior do Volkswagen ID.2All é um salto de qualidade em comparação com a linha ID.3 atual

Observando o interior, se contassem que o ID.2all será fabricado amanhã às 10h em Wolfsburg , provavelmente toda a imprensa e os leitores acreditariam. O ambiente é minimalista e bem acabado, um visual bem sóbrio, digno de conceitos que estão bem próximos do início da produção.

O desenho e os materiais têm um ar mais premium que no ID.3 , mas ainda não se sabe se essa qualidade chegará no veículo de produção, que, lembre-se, deverá ser barato.

O console central merece destaque, e apresenta dois nichos para deixar o telefone dos ocupantes - provavelmente ambos terão carregamento por indução. Logo abaixo, é encontrado o seletor de marchas com o logotipo da Volkswagen estampado.

O volante tem um novo desenho, ainda mais minimalista e que pode ditar a moda em modelos futuros da VW. Seguindo um padrão de carros elétricos, o painel de instrumentos é 100% digital de 10.9 polegadas e a central multimídia é de 12.9” e lembra mais um tablet e claro, é sensível ao toque.

Volkswagen faz homenagem aos modelos do passado nas telas do ID.2all, nesse caso, lembrando o Fusca
Reprodução/Volkswagen
Volkswagen faz homenagem aos modelos do passado nas telas do ID.2all, nesse caso, lembrando o Fusca

Visualmente, não dá para ter noção se os materiais e a interface dos sistemas são melhores do que os do ID.3 (criticado pelo material utilizado).

Uma curiosidade é que tanto o painel de instrumentos quanto a central multimídia podem ser personalizados e receber o mesmo visual do Fusca ou da primeira geração do Golf, que se assemelha com o visto na geração inicial do Gol  por aqui.

O Slogan do Fox no lançamento foi “ Compacto para quem vê, gigante para quem anda ”, mas poderá servir também para o ID.2all, já que possui entre-eixos próximo ao do Virtus e porta-malas de 440 litros, que pode ser ampliado para 1.330 l com os bancos rebatidos, o que permite carregar objetos de 2,2 m de comprimento.

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