![Apesar de ser um conceito, Volkswagen ID.2All parece próximo do design final, que chegará às lojas em dois anos Apesar de ser um conceito, Volkswagen ID.2All parece próximo do design final, que chegará às lojas em dois anos](https://i0.statig.com.br/bancodeimagens/9g/i9/zn/9gi9zndv3ds99706mptr8wqlu.jpg)
A Volkswagen lançou nesta semana o conceito elétrico ID.2all . O nome tem dois detalhes interessantes. Além de indicar um modelo menor do que o já lançado ID.3 , o 2all faz um trocadilho com "para todos em inglês (to all), algo que combina com o nome da própria marca - Volkswagen significa carro do povo.
O mercado de carros elétricos de entrada é chave para a Europa. Com preço estimado na casa dos €25,000 ( R$ 139.182 ) na conversão direta, o ID.2 deve chegar às lojas em 2025, mas não será o mais barato da marca por muito tempo.
A Volkswagen confirmou recentemente um veículo que custará abaixo dos €20,000 (R$ 111.340), e chegará para competir com um futuro Hyundai , marca que também enxerga nessa faixa de preço o grande alvo para veículos elétricos.
O ID.2 chegaria para além de aumentar a porcentagem da VW em segmentos elétricos, e para competir com um futuro veículo compacto da Tesla , o tão especulado Model 2 .
Segundo a Volkswagen , o ID.2 será equipado com um motor elétrico dianteiro capaz de entregar 226 cv de potência, suficiente para acelerar de 0 a 100 km/h em menos de 7 segundos . Além disso, contará com autonomia de 450 km no ciclo WLTP.
![Volkswagen ID.2All parece ser bem compacto, mas tem tamanho de Polo Volkswagen ID.2All parece ser bem compacto, mas tem tamanho de Polo](https://i0.statig.com.br/bancodeimagens/10/d8/li/10d8li2t5x3c9sz5lg4rwtxqf.jpg)
Para comparação, o Golf GTI de sétima geração vendido por aqui, contava inicialmente com 220 cv e alcançava os 100 km/h em 6,3 segundos.
O ID.2all mede 4,05 metros de comprimento, mas com 2,60 m de distância entre-eixos, o que o deixa em uma faixa de tamanho parecida com a de um Renault Sandero , mas com aproveitamento de espaço que promete ser ainda superior, pois o uso de uma plataforma exclusivamente elétrica (MEB) tem a vantagem de oferecer isso. É quase que um Polo elétrico , por assim dizer.
O design está alinhado com a nova linguagem de estilo da VW, uma tendência que mistura elementos clássicos, exemplo da coluna C espessa - que também traz maçanetas embutidas -, e também toques futuristas, como é o caso do arranjo de faróis e grade iluminados.
Apesar de se tratar de um veículo de entrada, as rodas têm 20 polegadas, mas ok, é um conceito ainda. Os arcos de roda são bem pronunciados, o que reforça a lembrança do Golf e outros modelos da marca.
Na traseira, o logo da Volkswagen em vermelho chama a atenção, e pode ser que fique de fora do desenho final. O para-choque traseiro é bem alto , o que resulta em uma tampa de mala alta e bem protegida, algo que dificulta um pouco a colocação de bagagens, mas que protege a peça em impactos pequenos. Parece que alguém aprendeu com os antigos Honda Fit .
A dianteira traz um conjunto óptico novo, mas que ao chegar às lojas deverá ser mais simples, se aproximando provavelmente do que é visto no ID.3. O para-choque dianteiro tem recortes na base e elementos em C que se encaram, passando a impressão de que o pequeno Volks está sorrindo.
Colocar um sorriso estampado no carro é algo que a marca fez também com o up. Como resultado, o visual passa uma impressão simpática, mas sem perder o ar germânico.
![Interior do Volkswagen ID.2All é um salto de qualidade em comparação com a linha ID.3 atual Interior do Volkswagen ID.2All é um salto de qualidade em comparação com a linha ID.3 atual](https://i0.statig.com.br/bancodeimagens/66/9x/id/669xids3wv2o4jhvlayg6295a.jpg)
Observando o interior, se contassem que o ID.2all será fabricado amanhã às 10h em Wolfsburg , provavelmente toda a imprensa e os leitores acreditariam. O ambiente é minimalista e bem acabado, um visual bem sóbrio, digno de conceitos que estão bem próximos do início da produção.
O desenho e os materiais têm um ar mais premium que no ID.3 , mas ainda não se sabe se essa qualidade chegará no veículo de produção, que, lembre-se, deverá ser barato.
O console central merece destaque, e apresenta dois nichos para deixar o telefone dos ocupantes - provavelmente ambos terão carregamento por indução. Logo abaixo, é encontrado o seletor de marchas com o logotipo da Volkswagen estampado.
O volante tem um novo desenho, ainda mais minimalista e que pode ditar a moda em modelos futuros da VW. Seguindo um padrão de carros elétricos, o painel de instrumentos é 100% digital de 10.9 polegadas e a central multimídia é de 12.9” e lembra mais um tablet e claro, é sensível ao toque.
![Volkswagen faz homenagem aos modelos do passado nas telas do ID.2all, nesse caso, lembrando o Fusca Volkswagen faz homenagem aos modelos do passado nas telas do ID.2all, nesse caso, lembrando o Fusca](https://i0.statig.com.br/bancodeimagens/2f/jh/lv/2fjhlvjk54q4ifa5jlsvdycpd.jpg)
Visualmente, não dá para ter noção se os materiais e a interface dos sistemas são melhores do que os do ID.3 (criticado pelo material utilizado).
Uma curiosidade é que tanto o painel de instrumentos quanto a central multimídia podem ser personalizados e receber o mesmo visual do Fusca
ou da primeira geração do Golf, que se assemelha com o visto na geração inicial do Gol
por aqui.
O Slogan do Fox
no lançamento foi “ Compacto para quem vê, gigante para quem anda
”, mas poderá servir também para o ID.2all, já que possui entre-eixos próximo ao do Virtus
e porta-malas de 440 litros, que pode ser ampliado para 1.330 l com os bancos rebatidos, o que permite carregar objetos de 2,2 m de comprimento.