O fim da linha de produção do Dodge Challenger está próximo, tanto ele quanto o Charger irão deixar saudade quando deixarem de ser produzidos no fim de 2023, mas a certeza é que eles sairão de cena com grande estilo.
A mais recente versão do Challenger, a SRT Demon 170 é equipada com um V8 6.2 supercharger capaz de entregar 1.040 cv de potência e 130,7 kgfm de torque. Estamos falando de um cupê monstruoso que é capaz de arrancar até os 96 km/h (60 milhas por hora, afinal, trata-se de um carro americano) em 1,66 segundo .
Mas essa potência só é disponibilizada quando o Challenger SRT Demon 170 é abastecido com combustível E85 (85% de etanol e 15% de gasolina pura). Quando alimentado com gasolina comum, a potência cai para “apenas” 913 cv e o torque, por sua vez, é reduzido a “só” 112 kgfm.
Essa aceleração faria o Demon 170 ser mais rápido que o Rimac Nevera , mas segundo o portal Carscoops , a Dodge informou que esses números não são conseguidos “do zero”, mas sim em um "rollout", ou seja, o veículo começa a se mover antes da medição . Até nessa esperteza ele é o capeta.
Com a máxima potência disponível, o Challenger Demon 170 faz os 400 metros de arrancada em 8,91 segundos , e cruza a linha a 151,17 mph, cerca de 242 km/h. Segundo o CEO da Dodge, Tim Kuniskis , esses números foram obtidos em uma pista homologada pela NHRA , que é o órgão responsável pelas competições de arrancada nos EUA.
O motor V8 é baseado no Hellephant C170 , mas, segundo a Dodge, apenas o eixo de comando é o mesmo. O compressor passou de 2,7 litros para 3 e o corpo de borboletas cresceu de 92 mm para 105 mm. Tudo isso para o demônio respirar melhor e fazer da vida de seus rivais nas pistas um verdadeiro inferno.
A central eletrônica do Demon 170 controla a potência baseada na quantidade de etanol presente na mistura de combustível. Um ícone no painel monitora essa quantidade e avisa ao condutor a relação. Os 1.040 cv estão disponíveis quando há mais de 65% de etanol no combustível .
O câmbio é automático de 8 velocidades , e envia potência somente para as rodas traseiras. Por falar nelas, o seu conjunto de eixo de transmissão agora é 30% mais forte graças a um diâmetro maior e reforços na estrutura da peça. O eixo traseiro também teve um aumento de 53% na robustez.
A divisão de acessórios Dodge Direct Connection oferecerá equipamentos com foco nas arrancadas, como uma gaiola de proteção, painéis para eliminação do banco traseiro em dobra de carbono e até mesmo um para-quedas para ajudar nas frenagens.
Os pneus traseiros 315/50R17 são da marca Michey Thompson (fornecedor ícone das provas de arrancada), enquanto os dianteiros 245/55 R18 são mais finos (para o parâmetro do Demon, claro).
Mas há o pacote opcional com pneus de tamanhos “comuns” para o uso civil, bem como ainda rodas de fibra de carbono , que eliminam 14,5 kg de peso.
A suspensão conta com amortecedores Bilstein que elevam a traseira do Challenger em 9,9 mm e, no modo Drag (arrancada), a suspensão dianteira ganha um ajuste mais firme, enquanto a traseira fica mais mole. As molas e barras estabilizadoras agora são mais macias. São toques que podem parecer estranhos, mas que foram pensandos sempre em melhorar a performance na arrancada .
Visualmente, o Demon 170 parece menos agressivo que o Redeye Widebody , isso porque os alargadores de para-lamas foram eliminados, o que gerou uma redução de 7,2 kg no peso do veículo. O capô segue o desenho simples já apresentado no Demon.
A versão só poderá ser identificada por olhares mais atentos. O logotipo das versões Demon, uma pequena ilustração de um diabinho, agora conta com a inscrição 170 no pescoço e os olhos amarelados , em referência ao etanol. O modelo estará disponível em 15 opções de cores, sempre com acabamento preto acetinado no capô ou no capô, teto e porta-malas.
Por dentro, o Challenger denuncia a idade do projeto, mas quem o compra hoje não pensa muito nos itens de conforto. A prova disso é que o Demon 170 pode ser configurado apenas com o banco do motorista e com acabamento em tecido. Pensando em eliminar peso, é possível ainda fazer o pedido sem tapete de porta-malas, isolamento acústico e com apenas dois alto-falantes.
Se você for um comprador que não abre mão do luxo , há ainda opção de bancos com acabamento que mistura Alcantara com Laguna , com aquecimento e ventilação, teto solar e até 18 alto-falantes, caso você enjoe do ronco do V8 e do grito do supercharger.
O Demon 170 custa US$ 96.666 (cerca de R$ 506 mil na conversão direta) e só são planejadas 3.000 unidades para os Estados Unidos e 300 unidades para o Canadá. Entretanto, esses números podem variar, já que a produção irá acontecer de julho a 31 de dezembro de 2023.
Os pedidos podem ser feitos a partir do dia 27 de março, e os proprietários do Challenger Demon de 2018 que se interessarem pelo novo modelo poderão receber o Demon 170 com o chassi correspondente.
Além de um veículo limitado, os proprietários do Demon 170 irão receber um pacote de itens especiais, tais como um decanter exclusivo com seu nome e o número do chassi do veículo, copos e suas bases, cubos de gelo para uísque com a inscrição Demon 170 estampada, bem como uma capa exclusiva e uma cobertura de placa. Ele é o demômio, mas vai para o céu.