A nova fase da Caoa-Hyundai está começando: o grupo Caoa irá importar ao Brasil modelos inéditos da marca sul-coreana a partir de abril. A Caoa irá trazer veículos híbridos e elétricos , entretanto, esses modelos já sairam de linha no mercado europeu, norte-americano e sul-coreano.
O primeiro lançamento é o híbrido Ioniq , que foi o primeiro veículo da Hyundai a ser desenvolvido especificamente com motorização híbrida. Produzido entre 2016 e 2022, o “liftback” (um hatch com o vidro traseiro muito inclinado) conta com motor 1.6 a combustão e um elétrico de 43 cv , que, somados, entregam 141 cv e 27 kgfm de torque. Seu grande trunfo é o consumo de 18,9 km/l na cidade e 18,8 km/l na estrada , só com gasolina.
Antes, o Ioniq só era oferecido no sistema de aluguel da Caoa , porém, agora está disponível por R$ 199.990 . Vendido em versão única, o modelo traz central multimídia de 10.25 polegadas , carregador de smartphone por indução, câmera de ré, sete airbags (dois frontais, dois laterais, dois de cortina e de joelho para o motorista).
O SUV Kona conta com o mesmo conjunto de força do Ioniq , mas em uma carroceria muito mais atrativa. Segundo o site da Hyundai-Caoa , o crossover está custando R$ 209.990 , e tem porte muito similar ao do Hyundai Creta , medindo 4,20 metros de comprimento e 2,60 m de entre-eixos . Seu visual chama a atenção pelos elementos plásticos pela carroceria e pelas luzes diurnas em LED .
No interior, o volante lembra até o do HB20 , mas de resto, em nada remete ao modelo nacional. A central multimídia é de 10,25 polegadas, tem conexão com Android Auto e Apple CarPlay , e os bancos são revestidos de couro. Segundo a Hyundai, o painel de instrumentos, ou cluster, como preferir, é digital, e a novidade é o “ head-up display ”, uma tela que mostra as informações vitais do veículo como velocidade acima do painel, na direção do parabrisa, para o condutor não precisar tirar os olhos da via.
Após o lançamento do Kona híbrido , quem chegará ao Brasil será o Kona 100% elétrico , que está custando R$ 289.900 . O interior é quase o mesmo Kona híbrido, o diferencial é o console central, que aqui é prateado. No exterior, o elétrico não conta com apliques plásticos , mas a principal diferença é a ausência de grade frontal e a presença da porta de recarga . Por falar em recarga, o Kona elétrico tem autonomia de 252 km , e seu motor entrega 136 cv e 40,3 kgfm de torque.
O Tucson também será atualizado e custará R$ 229.900 . Essa versão não é a mais recente do modelo, e sim o facelift apresentado no mercado norte-americano em 2018. No exterior, o Tucson já ganhou uma geração completamente nova , que deverá chegar por aqui somente em 2025.
O visual atualizado agrada, e oferece até faróis full-led na versão topo de linha LTD. e tem preço competitivo contra Compass Série S (R$ 230.990), por exemplo. O motor é o 1.6 TGDi de 177 cv de potência e 27 kgfm de torque, entregues logo aos 1.500 giros.
O último modelo que teve o preço anunciado foi a versão 4x4 do utilitário HR
, que custa R$ 179.990
. A motorização de 2.5 turbodiesel
entrega 26 kgfm de torque, e não teve números de potência divulgados, mas a versão anterior, que não tinha o propulsor atualizado para o Proconve L7, produzia 130 cv.
Curiosamente, a Kia , empresa irmã da Hyundai, mas que possui operação brasileira conduzida por outro grupo, se antecipou e já oferece a sua versão do utilitário, chamado do Bongo, por R$ 164.900 . O HR é produzido em Anápolis (GO), mas o Bongo é importado do Uruguai.