A Lexus anunciou a chegada do seu novo SUV no país, o RX 500h , que marca a estreia da quinta geração do carro da marca de luxo da Toyota . A novidade chega exclusivamente na versão F-Sport e deixa o antigo V6 aspirado de lado , uma unidade substituída pela união de um quatro cilindros auxiliado por dois motores elétricos .
O modelo estará disponível apenas na versão F-Sport, que terá preço sugerido de R$ 564.990 e poderá ser adquirido nas seguintes cores: Branco Super Nova, Azul Olimpo, Prata Iridium, Cinza Cromo, Bronze e Preto Grafite. Para o interior, estão disponíveis duas cores: “Preto F-Sport” e “Granada F-Sport”, um tom de vermelho.
Apesar de compartilhar plataforma com o RAV4 , a única semelhança entre os dois é o fato de serem híbridos . O modelo da Toyota custa R$ 329.390, valor que representa R$ 235.600 a menos. É mais do que os R$ 209.890 necessários para comprar um Corolla Cross XRX Hybrid .
A motorização é composta por três propulsores: dois elétricos e um 2.4 turbo a combustão. Somados, os três motores entregam 371 cv de potência e 46 kgfm de torque . São 58 cv e 8 kgfm de torque a mais que o RX 450h da antiga geração, que chegou ao Brasil equipado com motor V6. O câmbio é automático de seis velocidades e a tração, por sua vez, é adaptativa nas quatro rodas.
Externamente, o RX 500h F-Sport se distancia um pouco dos demais modelos da Lexus e conta com uma nova identidade visual, principalmente na grade dianteira, rompendo com o desenho de “meia-ampulheta” que os modelos da Lexus ostentavam nos últimos anos. Bicudo ao extremo, o SUV é do tipo que não passaria despercebido em nenhum lugar.
O RX 500h também conta com faróis afilados e os LEDs de uso diurno em L, ponto estético que já é marca registrada da Lexus. Na lateral, há um vinco que começa atrás das rodas dianteiras e vai subindo para formar o desenho da caixa de roda traseira. A linha dos vidros se torna elevada após as portas traseiras e, além disso, a terceira janela está disfarçada, um toque que reforça o jeito flutuante do teto.
Na traseira, as lanternas invadem as laterais do carro e possuem um desenho que lembra um L, sendo conectadas por uma faixa de LED. No centro do porta-malas o nome da marca é escrito com letras até pequenas. Só foi low profile nisso, convenhamos.
O para-choque traseiro também merece destaque, já que é uma peça bastante grande e possui um acabamento exclusivo na versão F-Sport, tentando parecer um difusor.
Segundo a Lexus, o RX 500h foi desenvolvido de dentro para fora, então, o interior deve ser o ponto alto do SUV, até porque o seu objetivo é combater modelos da Audi , Mercedes-Benz , BMW , Volvo e até mesmo os chineses.
Como é de se esperar, o acabamento é de couro e o grande destaque é a central multimídia de 14 polegadas , que também abriga os controles de climatização do veículo. A conexão com Apple CarPlay e Android Auto é sem fio, e há ainda carregador de celular por indução.
Além disso, o veículo ainda conta com sistema de controle por voz, recurso que permite realizar alguns ajustes utilizando a frase: “ Olá Lexus ”.
Há também o sistema DRS , mas não, não estamos falando da asa traseira móvel dos carros de Fórmula 1 , aqui, o dispositivo é responsável por esterçar as rodas traseiras .
A tecnologia utiliza a velocidade e forças G laterais para calcular o ângulo ideal para as quatro rodas, visando melhorar a resposta do carro nas curvas .
Em velocidades abaixo de 80 km/h, as rodas traseiras se movem em direção oposta às dianteiras , uma maneira que facilita manobras em espaços reduzidos. Acima dessa velocidade, elas se movem na mesma direção , em até 4 graus, o que aumenta a estabilidade em alta velocidade.
O RX 500h dispõe de sete airbags (dois frontais, dois laterais dianteiros, dois de cortina e um de joelho para o condutor), além de sistemas de segurança ativa, tais como assistentes de saída e mudança de faixa , sistema de prevenção colisão frontal , farol alto adaptativo, controle de cruzeiro adaptativo , aviso de ponto cego, alerta de tráfego cruzado , controles de tração e estabilidade e assistente de partida em rampa.