A Fiat está desenvolvendo um novo modelo para o mercado brasileiro , e irá utilizar suas parceiras de grupo Stellantis (Peugeot e Citroën) nesta tarefa, segundo informações do portal Automotive Business .
Atualmente, a participação das francesas no Brasil vem crescendo por conta da nova estratégia adotada pela Stellantis com os motores 1.0 de origem Fiat no Peugeot 208 e Citroën C3 . No entanto, segundo o portal, são os italianos que se beneficiarão da parceria desta vez, ao utilizar uma derivação da plataforma CMP dos franceses para desenvolver um novo produto.
A Fiat possui uma história muito rica no mercado brasileiro, sempre apostando nos segmentos de entrada. Como não se lembrar de Uno , Palio e seus derivados Elba, Prêmio, Siena, Palio Weekend . Mobi e Argo são atualmente veículos de maior volume da Fiat, atrás da picape Strada.
Atualmente, a fabricante instalada em Betim vem buscando tornar seu portfólio mais premium com modelos mais caros e no segmento de modelos maiores, como é o caso de Toro, Pulse e Fastback e, no futuro, a picape baseada na Peugeot Landtrek , que é esperada para brigar com S10 e Hilux .
Isso reflete a mudança na estratégia da marca. Há dez anos, por exemplo, a única picape da Fiat era a Strada , baseada no Palio , repetindo a receita da Fiorino , que era baseada no compacto Uno .
Segundo a fonte ligada à Fiat, o modelo é conhecido internamente como F1H e faz parte de um ciclo de investimentos no Brasil que ainda não foi anunciado. Vale lembrar que o atual ciclo de investimento da Stellantis no país está programado para se encerrar em 2025 .
"Nós herdamos essa plataforma para desenvolver um produto local a ser fabricado em Betim", afirmou a fonte.
Por se tratar de uma plataforma derivada da utilizada no 208 e no C3 , espera-se que o futuro modelo seja um compacto, provavelmente para substituir o Argo, já que, em 2025, o modelo completará oito anos de mercado .
Além do porte similar com o Argo, a plataforma permite a produção de um sedã , derivado que substituiria o Cronos . A própria Citroën irá desenvolver um veículo com essa carroceria, esperado para chegar em 2024, como terceiro projeto da linha “C-Cubed” , após o C3 e o C3 Aircross , de sete lugares que será lançado no dia 27 de abril .
A Fiat também se preocupa com a eletrificação de seus veículos, e apesar de eletrificação do segmento de entrada não parecer ser uma realidade rentável neste momento, essa plataforma permite veículos 100% elétricos como é o caso do e-208 e do ë-C3 . Pode ser uma alternativa futura para a Fiat, que atualmente conta apenas com o 500e e e-Scudo como representantes elétricos.