A Mitsubishi está em uma fase complexa. Desde que passou a integrar a aliança Renault-Nissan-Mitsubishi , a marca ainda não apresentou nenhum novo produto global. No entanto, nesta semana, a fabricante mostrou teasers de alguns veículos que chegarão ainda em 2023.
Eles não são novidade, mas a data de lançamento, sim. Apesar de não haver confirmação de ordem de estreia, os modelos exibidos são os novos Mitsubishi Colt,
ASX e L200 Triton
, além de um SUV compacto
. Somado a isso, há ainda mais dois destinados ao mercado asiático: o SUV de sete lugares Xpander
, que ganhará versão híbrida, e o novo Delica
, um Kei Car
para o Japão - como são chamados os subcompactos com motor de baixa litragem, carrinhos que contam com benefícios fiscais no país asiático.
A L200 Triton é o modelo que aparece com camuflagem mais pesada, e, segundo informações vindas da Ásia, a nova geração deve servir de base para o desenvolvimento da próxima Nissan Frontier - lembrando que todas as marcas fazem parte da aliança Renault Nissan Mitsubishi . Até o momento, não foram confirmadas motorizações, mas propulsores a gasolina e a diesel devem estar disponíveis; e quando a picape chegar ao Brasil, deverá receber uma versão flex.
O novo Colt será baseado na atual geração do Renault Clio e deve ser oficialmente revelado no dia 8 de junho. Na Europa, o Clio é oferecido com motores a gasolina, diesel e há, inclusive, uma variante híbrida leve que entrega 143 cv de potência e 15 kgfm de torque.
Outra novidade é um SUV baseado no conceito XFC , exibido ainda em 2022, mas que, finalmente, ganhará uma versão de produção. Segundo o cronograma, esse modelo contará apenas com motores exclusivamente a combustão.
Esses lançamentos são o começo do plano “Challenge 2025”, movimento que promete 16 novos veículos até 2025 . Entre essas novidades, estarão um utilitário baseado na nova L200/Triton e um SUV com três fileiras de assentos , todos com opções apenas a combustão.
De eletrificados, o programa promete além do ASX e Colt , a Xpander , um SUV de cinco lugares e mais dois veículos inéditos, um criado em parceria com a Renault e outro com a Nissan , mas só devem chegar em meados de 2025, e muito provavelmente, 100% elétricos .
Pensando no Brasil, a nova geração da L200 deve ser oferecida em algum momento, mas o facelift do utilitário atual chegou somente em 2020, e ainda tem alguns anos de mercado antes de pedir uma nova "encarnação".
O Colt pode ser uma opção de modelo mais em conta que o Eclipse Cross , que atualmente parte de R$ 195.990 , mas sua produção acontecerá na Eslovênia e na Turquia, o que dificultaria sua importação.
Utilizar as fábricas da Renault e Nissan no Brasil poderia ser uma opção, mas vale lembrar que a Mitsubishi no Brasil é representada pela HPE Automotores , que possui fábrica em Catalão, Goiás, e produz a L200 .