A Volkswagen anunciou em seu site oficial promoções especiais durante o fim do mês de maio para a picape Amarok . A versão Comfortline V6 TDI ganhou um desconto de R$ 56 mil e passou a ser oferecida por R$ 240.456,60 , mas a promoção é válida somente para compras através dos canais corporativos e somente para pessoas jurídicas .
A versão intermediária Highline também está com promoções, deixando o preço de R$ 302.370 para R$295.370 com Taxa zero , entrada de 60% e saldo em 24 vezes na venda para pessoas físicas. Para produtores rurais , o desconto é ainda maior, e a picape passa a custar R$ 269.110 , uma queda de 11%, mas, de acordo com o site, a segunda oferta será oferecida apenas até o dia 30 .
A versão topo de linha Extreme também possui duas promoções: A primeira, voltada para pessoas físicas , reduz o valor em R$ 10 mil, sendo oferecida por R$325.500 com entrada em 60% , Taxa zero e saldo em 24 vezes.
A oferta para CNPJ reduz o valor da versão Extreme em 12% , de R$ 335.500 para R$ 295.240 , pouco mais de R$ 40 mil de desconto, mas está disponível apenas para transações à vista, até o dia 30 de maio.
Em comparação com as rivais, a Toyota oferece a Hilux cabine dupla de entrada por R$ 242.590 para produtores rurais e a intermediária SRX por R$ 323.190 à vista. A Ford Ranger topo de linha é ofertada por R$ 329.990 , enquanto a S10 é encontrada por R$283.090 .
A Amarok será reestilizada no ano que vem , ocasião que receberá novo estilo e uma série de novos itens de tecnologia. Embora gosto seja algo mais do que individual, a minha opinião é a de que linhas retas envelhecem melhor do que as super ousadas.
O que não quer dizer que o utilitário não precise urgentemente de alterações. As mudanças não vão alterar o design por inteiro, vão somente aproximá-la da nova geração. Serão novos faróis , capô , para-lamas , para-choques e lanternas , entre outros pontos. A estrutura central será mantida, por sua vez.
Já o interior deve receber um novo estilo, reforma que deve incluir novos bancos e painel reestilizado , além de novo quadro de instrumentos e central multimídia , que pode contar com mais entradas USB.
Modernista mesmo será a arquitetura eletrônica. O modelo vai apostar em novos assistentes de direção , itens como controle de cruzeiro adaptativo, sensor de ponto-cego e frenagem automática, entre outros. Ela oferece quatro airbags , enquanto a ranger já oferece sete.
Na verdade, a picape vive uma vida semelhante à de alguns aparelhos eletrônicos: ainda está bem de hardware, mas deve em software . O modelo esbanja vigor na sua parte mecânica, conjunto que ainda tem algumas exclusividades, em especial a oferta de motor V6 e tração integral permanente .
Com evento de apresentação e testes aos jornalistas em junho, a nova Ford Ranger vai ser a segunda picape média a trazer propulsor de seis cilindros , porém, continuará a ter base de tração traseira. Sua tração integral é temporária, algo comum em modelos do tipo. A VW continuará a ter esse diferencial - sem trocadilho.
É justamente o ponto que garante a maior parte da dinâmica afiada da Amarok . Ela atura desvios abruptos de trajetória e faz o slalom sem jogar cones para cima, tendo comportamento que a afasta das concorrentes. É igual a um automóvel? Não, claro, mas quem disse que é isso que busca um cliente de picapes do tipo?
O lance é aproveitar as características de robustez que uma picape sobre chassi esbanja. Em um circuito fora de estrada da Amarok Experience , evento que a marca faz na Argentina, a VW percorreu pirambeiras e trilhas que deixavam espaços mínimos para manobras, tudo sem exigir caixa reduzida , recurso que diminui a velocidade, mas que multiplica a força.
Depois da avaliação na terra, lama e água, foi a hora de retornar. Ao encontrar um pequeno trecho de cascalho, forcei uma saída e… nada demais. Ao contrário de outros modelos do segmento, não há uma escapada de traseira daquelas pedagógicas. A picape se mantém neutra como poucas.
Nas estradas, a recuperação de velocidade é sensacional , fôlego que é mediado pelo excelente câmbio automático de oito marchas . As borboletas atrás do pequeno volante ajudam na tocada. Embora seja rápida para uma picape, a direção poderia ter sensação mais firme de centro de volante.
Quanto aos demais pontos, a ergonomia é um que precisa de evolução . Não que as amplas regulagens de altura e distância do volante não sejam boas, tampouco os ajustes elétricos do banco da Highline , que incluem a lombar. O problema está nos encostos quase que verticais do banco traseiro, algo que já mudou em picapes mais recentes.
A questão é o que mais vai mudar. Se tem mais de 20% de participação de vendas na Argentina, a Amarok talvez necessite mais do que uma reestilização para segurar as pontas por mais um ano. O contraste com as novas rivais já começará no berço, pois a nova Ranger está sendo produzida na mesma fábrica
de General Pacheco. Sem falar na Chevrolet S10 de nova geração
e também na futura Toyota Hilux
que será totalmente renovada. Parece que será uma trilha mais difícil do que a que enfrentamos na Amarok Experience
.