A Chevrolet já apresentou suas duas novidades no segmento das picapes: a nova Montana e a Silverado. Se a primeira vem para combater a Fiat Strada e Toro , a segunda tem na mira a RAM , além da Ford F-150 , outra grandalhona confirmada para o mercado brasileiro. Ambas serão lançadas em 2023. Mas também há um projeto que está avançando a passos largos e que promete ser lançado no Brasil em 2024: a nova S10.
A nova S10 segue o caminho da geração renovada da Ford Ranger . Não se trata de um produto apenas atualizado, mas, sim, de uma nova "encarnação". A picape rival será lançada ainda em 2023, pouco antes da S10, cujo lançamento pode ser feito ainda no primeiro semestre de 2024.
Se levarmos em consideração apenas o mercado brasileiro, será a terceira geração da picape média no nosso mercado . De certa forma o modelo já foi apresentado, uma vez que se trata da Chevrolet Colorado, picape que já foi apresentada no mercado norte-americano.
Mas o projeto nacional terá algumas diferenças em relação ao estrangeiro. Segundo o site Autos Segredos , as principais mudanças dizem respeito aos detalhes estéticos. Partes como os faróis, grade, pára-choques e lanternas serão reestilizados em relação ao que já foi apresentado.
Os faróis são mais afilados e ficam em posição mais elevada, o que reforça a integração ao capô, peça que conta com mais nervuras para dar aquela sensação de robustez tão querida no segmento.
As laterais apostam em caixas de rodas bem definidas, mudança que vai dar um visual de picape grande. Enquanto isso, a traseira manteve o visual de lanternas tridimensionais, mas de maneira ainda mais marcante.
Nem tudo é novo, contudo. Segundo o site, o chassi/plataforma continua a ser o GMT31XX-2 da geração anterior. Não é raro uma picape manter esse tipo de elemento. A despeito disso, a base deve ser reforçada ao extremo, o que pode incluir novos elementos transversais e longarinas.
Se por fora as mudanças são grandes, o interior também muda no mesmo ritmo. O painel conta com a mesma central multimídia integrada ao painel da nova Montana , um arranjo que será aplicado em outros Chevrolet brasileiros.
O quadro tem opção de mostradores digitais, algo que pode ser replicado nas configurações mais caras da S10, mas que não deve aparecer nas mais baratas, afinal, uma picape média sempre terá um pé no trabalho.
Quanto aos novos motores, há a possibilidade de que seja apenas uma opção: um novo turbodiesel. O propulsor 2.8 atual já rende 200 cv, mas essa cavalaria já foi ultrapassada pela Toyota Hilux e deve ser superada pela nova Ranger. Motores V6 gasolina/flex estão fora de questão. A própria S10 deixou o seu forte, porém beberrão 2.5 de lado faz alguns anos.