Para a linha 1948 dos Cadillac,
o então designer da GM Harley Earl
se inspirou no caça Lockheed P-38 Lightning
. Ele ficou tão impressionado com o design da aeronave que o motivou a criar um modelo inovador de carro.
Na época, os primeiros veículos da marca de luxo norte-americana pós-guerra trouxeram muitas ideias vistas na Segunda Guerra Mundial, catástrofe que gerou dezenas de milhões de mortes, mas que serviu de inspiração para inúmeros desenhos.
Os novos modelos apresentavam a frente com clara inspiração nesses aviões de caça, com detalhes em formato de bala, para-lamas dianteiros pontiagudos, para-brisa envolvente, além dos para-lamas traseiros, que remetiam às duas fuselagens das duas caudas do P-38 . No entanto, essas aletas nos para-lamas traseiros lembravam também a cauda de um peixe, daí surgiu “rabo de peixe”, copiado por outras montadoras.
A partir de 1954, com o Cadillac Série 62 , o estilo clássico das barbatanas crescia discretamente em toda a gama da divisão de luxo da General Motors.
Já no ano de 1957, as famosas barbatanas novamente ganhavam destaque com o evidenciado caimento da tampa do porta-malas, um sinal daqueles tempos que quanto maior o “rabo-de-peixe”, maior era a opulência dos veículos, até cair em desuso nos anos 60, quando o estilo da era espacial tomou o lugar deles.