Não é só o Brasil que adora SUVs compactos derivados de carros de passeio. A Índia também tem a sua quedinha por eles, a prova disso é que o país - e também a Tailândia - costumam ser os primeiros mercados em que esses modelos são lançados. E não será diferente com o novíssimo Honda Elevate .
Além do conhecido Hyundai Creta
que temos por aqui, por lá o Honda enfrentará modelos de peso, como Kia Seltos, Skoda Kushaq, Toyota Urban Hyryder
e Volkswagen Taigun
- o nosso T-Cross
.
A base é a mesma do sedã Honda City
de última geração, modelo que, por sinal, é bem conhecido no Brasil, sendo oferecido nas configurações hatch
e sedã
.
Com isso, o Elevate
tem dimensões bem próximas aos “irmãos”. São 4,31 metros de comprimento, 1,79 m de largura, 1,65 m de altura e 2,65 m de distância entre-eixos. O porta-malas tem capacidade para até 458 litros, segundo a Honda.
Sob o capô, o Elevate conta com motor 1.5 a gasolina de 122 cv e 14,8 kgfm de torque
, um velho conhecido nosso por aqui, pois equipa a família City.
Esta unidade pode ser ligada a dois tipos de câmbio: manual de seis marchas e CVT (transmissão continuamente variável) de sete velocidades simuladas.
Por dentro, é notória a simplicidade do acabamento, ainda que a marca tenha se esforçado para dar um ar mais sofisticado ao seu SUV. Há forração de couro nos bancos, volante e portas. Uma parte emborrachada com costura dupla imita dá um pouco mais de requinte ao painel.
Por outro lado, o quadro de instrumentos conta com mostradores analógicos, nada de tela digital. Já o multimídia tem 10,25 polegadas .
No pacote de itens de série, o Honda Elevate
traz itens como teto-solar elétrico, carregador sem fio para celulares, saídas de ar-condicionado para os passageiros de trás, além de porta-objetos espalhados por toda a cabine.
No pacote de segurança, o SUV compacto da Honda
conta com uma série de recursos avançados de segurança ativos e passivos, tais como: seis airbags, freios ABS e o sistema de assistência ao motorista (ADAS) Honda Sensing
. O equipamento utiliza uma câmera frontal com grande angular e de longo alcance para verificar a estrada à frente e alertar o motorista para minimizar o risco de acidentes e, em alguns casos, intervir para evitar ou diminuir a gravidade de uma colisão.
O novo Honda Elevate será lançado em julho na Índia
e, posteriormente, vai ser vendido em outros países emergentes como a África do Sul
. Apesar de a marca não ter revelado ainda os valores, rumores da imprensa local apontam que o modelo vai custar o equivalente a R$ 86 mil.