Pensando em mercados emergentes , principalmente o mercado indiano, a Honda irá apresentar no dia 6 de junho em Nova Déli , capital da Índia, um novo SUV . Por lá, a novidade terá o nome de Elevate e será o terceiro modelo oferecido pela empresa, que já conta com o City sedã e o sedã compacto Amaze .
O lançamento é visto com muita expectativa pelos executivos da Honda indiana e, por isso, a fábrica em Tapukara teve sua capacidade de produção ampliada para produzir até 8.000 unidades do Elevate por ano .
Baseado no Honda City , o SUV terá cerca de 4,3 metros de comprimento e será equipado com um motor 1.5 a gasolina ou turbodiesel , acoplados a transmissões manuais ou automáticas do tipo CVT . No futuro, uma versão híbrida deve complementar a família, já que o City na Índia também conta com essa opção, chamada de e:Hev .
Segundo a imprensa indiana, o alvo do novo SUV será o Hyundai Creta , Volkswagen Taigun (conhecido por aqui como T-Cross ) e Toyota Urban Hyryder . Entretanto, a novidade deve ficar longe do Brasil, já que por aqui temos o Honda HR-V , que compete com as versões mais caras do Creta e T-Cross e tem dimensões bem próximas ao Elevate.
De acordo com projeções, o Elevate deverá contar com uma grade frontal baseada no Honda CR-V , e as lanternas traseiras são inspiradas na versão indonésia do WR-V , que em nada lembra o modelo comercializado no Brasil entre 2017 e 2021, baseado no Honda Fit .
No interior, espera-se um painel de instrumentos digital de 10,2 polegadas e central multimídia de 12,3” , similar ao apresentado no Accord e CR-V e que, no Brasil, está presente no Civic Híbrido .
Se não recebermos esta novidade, em breve teremos um novo veículo da Honda por aqui. Trata-se do ZR-V , um SUV criado sobre a plataforma do Civic que é esperado para enfrentar o Toyota Corolla Cross nas versões híbridas e o Jeep Compass .