A internet facilita muito a negociação de veículos . Os compradores podem procurar veículos de versões específicas ou que caibam em seu bolso com poucos cliques ou toques na tela, mas é preciso tomar cuidado com golpes. Segundo a OLX , a plataforma identificou 37,4 mil fraudes em negociações de veículos online entre janeiro e abril deste ano.
As fraudes acontecem de diversas formas. Podem ser anúncios variados do mesmo carro , sempre com as mesmas fotos, valor muito abaixo do preço de tabela sem especificar o motivo, entre outros.
“Tecnologia e educação do usuário devem andar sempre juntas na prevenção a fraudes, uma vez que os golpistas utilizam-se de engenharia social para atrair as vítimas e aplicar os golpes, como oferecer preços abaixo da média e negócios muito atrativos. Por isso é fundamental seguir todos os processos e sempre se certificar da origem do automóvel e negociar direto com o proprietário do veículo ou representante autorizado”, explica Beatriz Soares, vice presidente de produto da OLX.
Segundo a pesquisa, os golpistas aumentaram a incidência de anúncios duvidosos em veículos fabricados em 2005, 2008 e 2019 . Os modelos mais fraudados são: Volkswagen Gol , Chevrolet Celta e Fiat Palio , indicando que os golpistas entendem que os veículos mais baratos são os mais procurados. Segundo a plataforma, 23% das fraudes registradas no primeiro quadrimestre apresentavam preços entre 10 e 20 mil reais .
Entre os dez mais visados, o Toyota Corolla aparece na quinta posição, seguido da Toyota Hilux e com o Honda Civic em nono. Ou seja, os golpistas conhecem o comportamento do público e sabem que, apesar de mais caros, esses três modelos são bastante pesquisados por conta da confiabilidade que o público deposita nesses carros.
Os estados com maior número de anúncios golpistas são: São Paulo (SP), Minas Gerais (MG) e Santa Catarina (SC). Vale destacar que Santa Catarina registrou o maior aumento de anúncios golpistas entre os estados (60%) , seguido de Rio Grande do Sul (23%) e Rio de Janeiro (17%).
Apesar do aumento de golpes em alguns estados, a plataforma afirma que o número total de golpes diminuiu 54% em relação ao mesmo período de 2022.
Confira dicas para se prevenir de golpes ao negociar um carro online:
Negocie somente com o proprietário do veículo ou com o comprador. Evite contato com terceiros, tais como parentes, amigos, ou revendedores não autorizados.
Todo contato deve ser realizado somente pelo chat das plataformas.
Faça uma visita ao veículo presencialmente antes de fechar o negócio. De preferência vá acompanhado e durante o dia. Dê preferência a locais públicos e movimentados, como por exemplo, estacionamento de shopping centers ou supermercados.
Peça uma vistoria cautelar em uma empresa credenciada pelo Detran, e vá junto com o dono do automóvel, se possível.
Faça o pagamento somente em conta bancária no nome do proprietário do veículo e verifique os dados diretamente com o dono. Em caso de venda, confirme os dados bancários do comprador e o valor do veículo a ser depositado.
Vendedor e comprador devem ir juntos ao cartório para realizar a transferência de propriedade do veículo, e o pagamento só deve ser realizado quando a transação foi finalizada no cartório.