Aos poucos, a Mini vai revelando os detalhes da nova geração do Cooper, seu principal modelo. A pitada agora é a divulgação de imagens do interior. A novidade seguirá trazendo a tela em formato circular no centro do painel, mas contará com um software completamente novo, e terá até um assistente virtual, que poderá ser um cachorro ou um Mini Cooper virtual .
A estrela da companhia é a tela de 9,4 polegadas de diâmetro que utiliza tecnologia OLED, fornecida pela Samsung. O sistema operacional é completamente novo e pode ser controlado através do toque na tela, de maneira tradicional.
As imagens de divulgação mostram diversas opções pré-definidas e até mesmo uma versão completamente personalizável. Na interface “Core”, as informações exibidas serão a de navegação, mídia e telefone. O controle de ar-condicionado , bem como velocímetro , autonomia e barra de acesso rápido serão padrão para todas as telas.
Como é de se esperar, a central terá conectividade com Apple CarPlay e Android Auto. Além disso, a Mini ainda adiantou que esse sistema também será utilizado no novo Countryman.
O modo de condução “Go-Kart” será o mais esportivo e a tela passa a exibir as cores vermelha e preta. A luz ambiente também ganhará as cores exibidas no painel. Nas versões elétricas do Cooper , o modo Go-Kart irá emitir sons pelo sistema de auto-falantes em sincronia com a pressão aplicada no acelerador.
O modo “Timeless”, ou atemporal, em uma tradução livre, remete ao clássico Mini lançado no fim da década de 50 , e traz o fundo branco e detalhes em amarelo. O modo “Personal” permite a customização ao gosto do freguês, que poderá, por exemplo, fazer o upload de imagens, e o sistema irá identificar as cores da foto para criar o tema com as cores próximas.
O assistente pessoal da Mini, chamado de Spike , é um cachorrinho virtual que irá auxiliar o condutor e os passageiros a bordo do novo Mini. Ativado por voz a partir da frase “ Hey MINI ”, o sistema poderá contar piadas, explicar a história da Mini, ou até direcionar o sistema de navegação para o local indicado, ou procurar algum estabelecimento próximo.
A versão elétrica do novo Cooper irá contar com um sistema de navegação com realidade aumentada e planejamento de rota específica para carros elétricos , que irá calcular os pontos de recarga e o tempo estimado para completá-la. Para a segurança dos ocupantes, o cálculo será feito para que o veículo chegue com pelo menos 10% de carga nas paradas, mas poderá ser ajustado nas configurações.
Enquanto o veículo ficará recarregando, os ocupantes poderão usar o sistema “ Air Console ” , que permite jogar videogames e até mesmo utilizar serviços de streaming. O sistema ainda não possui títulos famosos como os que a BYD, Kia e Hyundai pretendem adotar, mas pode ser um passatempo interessante.
Além disso, a chave digital , já conhecida nos modelos da BMW, estará disponível pela primeira vez em um veículo da Mini. O sistema permite transformar o smartphone ou smartwatch na chave do veículo e até “compartilhar” essa chave para amigos e familiares poderem acessar o carro sem a chave física.
A nova geração do Cooper ainda não tem data oficial para ser lançada. Segundo a imprensa norte-americana, o modelo pode ser lançado ainda no fim de 2023 , chegando às lojas em 2024 já como linha 2025.