A Toyota apresentou no Salão do Automóvel da Indonésia o conceito Rangga , um utilitário leve , com visual robusto e multiuso. Basicamente, é uma evolução do “ IMV0 ”, que fez sua estréia na Tailândia , em dezembro do ano passado.
O visual é muito próximo ao apresentado anteriormente, com o Rangga dispensando alguns pequenos pontos de fixação no conceito do ano passado.
Rangga significa herói em javanês, idioma falado em Java, na Indonésia . O nome pode ser uma referência à utilidade do veículo , que teve sua versatilidade demonstrada pela marca japonesa, podendo se tornar fonte de renda para vendedores ambulantes . Mas também exalta o fato do país ser um dos maiores consumidores de picapes médias do Sudeste Asiático .
Além de um “ food truck ”, o Rangga ainda pode fazer as funções de ambulância , servir como uma estação de recarga de emergência para carros elétricos e até mesmo carro madrinha para competições.
Na Ásia, a imprensa relembra a semelhança do Rangga com o Toyota Kijang , um utilitário pequeno lançado na década de 70. Para o mercado brasileiro, é possível pensar na semelhança frontal com o Toyota Bandeirante , sem considerar, obviamente, capacidades off-road.
Apostando na versatilidade do modelo, a Toyota criou um concurso que irá permitir que usuários criem versões digitais do Rangga com três finalidades: negócios, estilo de vida e serviço público, demonstrando que o pequeno utilitário poderá ser utilizado em diversas situações.
Pensando em mercado brasileiro, o Rangga poderia ser uma opção interessante para rivalizar com Kia Bongo , Hyundai HR e Volkswagen Delivery Express, por exemplo.
Segundo o portal “Top Gear Filipinas”, o Rangga será oferecido em versões a gasolina , turbodiesel , híbrida e elétrica . O chassi será de longarinas e a suspensão traseira do tipo feixe de molas .
O modelo é aguardado para 2024 na Tailândia e não está confirmado para mercados fora da Ásia, mas considerando que o IMV0 foi criado pensando em mercados emergentes , o Brasil pode estar na lista de destinos do Rangga.