Rangga foi desenvolvida pensando em mercados emergentes
Divulgação
Rangga foi desenvolvida pensando em mercados emergentes

A Toyota apresentou no Salão do Automóvel da Indonésia o conceito Rangga , um utilitário leve , com visual robusto e multiuso. Basicamente, é uma evolução do “ IMV0 ”, que fez sua estréia na Tailândia , em dezembro do ano passado. 

O visual é muito próximo ao apresentado anteriormente, com o Rangga dispensando alguns pequenos pontos de fixação no conceito do ano passado.

Rangga significa herói em javanês, idioma falado em Java, na Indonésia . O nome pode ser uma referência à utilidade do veículo , que teve sua versatilidade demonstrada pela marca japonesa, podendo se tornar fonte de renda para vendedores ambulantes . Mas também exalta o fato do país ser um dos maiores consumidores de picapes médias do Sudeste Asiático .

Além de um “ food truck ”, o Rangga ainda pode fazer as funções de ambulância , servir como uma estação de recarga de emergência para  carros elétricos e até mesmo carro madrinha para competições.

Toyota Rangga se destaca pelo alto nível de personalização e deverá ter baixo custo
Divulgação
Toyota Rangga se destaca pelo alto nível de personalização e deverá ter baixo custo

Na Ásia, a imprensa relembra a semelhança do Rangga com o Toyota Kijang , um utilitário pequeno lançado na década de 70. Para o mercado brasileiro, é possível pensar na semelhança frontal com o Toyota Bandeirante , sem considerar, obviamente, capacidades off-road.

Apostando na versatilidade do modelo, a Toyota criou um concurso que irá permitir que usuários criem versões digitais do Rangga com três finalidades: negócios, estilo de vida e serviço público, demonstrando que o pequeno utilitário poderá ser utilizado em diversas situações.

Dianteira com faróis diferenciados podem indicar variantes mais luxuosas
Divulgação
Dianteira com faróis diferenciados podem indicar variantes mais luxuosas

Pensando em mercado brasileiro, o Rangga poderia ser uma opção interessante para rivalizar com Kia Bongo , Hyundai HR e Volkswagen Delivery Express, por exemplo. 

Segundo o portal “Top Gear Filipinas”, o Rangga será oferecido em versões a gasolina , turbodiesel , híbrida e elétrica . O chassi será de longarinas e a suspensão traseira do tipo feixe de molas .

O modelo é aguardado para 2024 na Tailândia e não está confirmado para mercados fora da Ásia, mas considerando que o IMV0 foi criado pensando em mercados emergentes , o Brasil pode estar na lista de destinos do Rangga.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!