A GWM chegou ao Brasil com um projeto ambicioso. Ainda em 2022, a marca anunciou a compra da fábrica da Mercedes-Benz em Iracemápolis , no interior de São Paulo, e já pretende iniciar a produção do SUV híbrido Haval H6 , que já emplacou 4.567 unidades em 2023 .
O primeiro veículo da GWM no Brasil está fazendo sucesso. Somente em agosto foram 1.452 unidades emplacadas , de acordo com a Fenabrave. Mantendo este ritmo, a GWM irá ultrapassar a também chinesa Chery , representada pelo grupo Caoa no Brasil e que conta com fábrica local .
Durante uma apresentação na última segunda-feira (4), Oswaldo Ramos , COO da GWM Brasil destacou que as vendas estão acima das expectativas , e declarou que a matriz considera o Brasil como prioridade da marca .
“A partir da hora que um carro já projeta vender 15 mil unidades por ano, começa a fazer sentido logístico, custo, escala, fornecedores. Então, o que podemos dizer, é que não dá para antecipar, a fábrica tem o seu tempo. Mas mais carros estão sendo estudados a serem produzidos aqui no Brasil, inclusive o Haval H6. A maioria das marcas que tem um SUV de 4,60 metros importa esse carro e a gente aqui, com seis meses de vida, já estamos fazendo conta para nacionalização deste produto”, disse Ramos.
Os planos iniciais da GWM passariam pela fabricação da picape Poer e um SUV da submarca Tank . O primeiro modelo deverá ser produzido a partir de maio , com o segundo em agosto , mas sem ordem confirmada.
Segundo o executivo, a nacionalização do Haval H6 poderia iniciar a oferta de uma motorização híbrida flex . Atualmente, o SUV é vendido somente com motor 1.5 turbo a gasolina aliado à um elétrico, mas Ramos deixou claro que a opção bi-combustível somente será oferecida se o SUV for fabricado por aqui.
Ainda não se sabe se a picape Poer será comercializada no nosso mercado com opção diesel ou somente híbrida a gasolina .