Jeep Compass 2021 foi o último ano-modelo antes da atualização visual de meia-vida
Carlos Guimarães/iG
Jeep Compass 2021 foi o último ano-modelo antes da atualização visual de meia-vida

A Mobiauto , autotech do setor automotivo , realizou um levantamento em sua base de dados sobre a desvalorização de picapes e SUVs com motorização diesel ou flex à venda no mercado. O resultado foi surpreendente. Os modelos a diesel são os que mais desvalorizam , apesar da maior oferta.

Segundo Sant Clair de Castro Jr, CEO da Mobiauto e idealizador da pesquisa, a falta de oferta de opções flex de picapes médias alterou o ano-modelos dos veículos pesquisados. O estudo deveria reunir apenas modelos 2022 , mas foi realizado considerando apenas os 2021.

“Nossa primeira intenção era prospectar a variação de preços de veículos ano/modelos 2022. Mas foi justamente nesse ano que dois veículos deixaram de oferecer motores flex: Toyota SW4 e Chevrolet S10 . Apontamos nossa análise para os carros 2021, a fim de ampliar o leque de consultas”, explica.

Apesar da mudança de critério, a oferta de veículos no segmento ainda é pequena. Apenas sete modelos se enquadraram nas regras do levantamento: Chevrolet S10  Cabine Dupla , Fiat Toro , Jeep Compass  e Renegade , Land Rover Discovery Sport , Toyota SW4  e Hilux Cabine Dupla . Para definir as versões dos carros do comparativo, a Mobiauto definiu uma média entre as mais ofertadas e as mais comercializadas no site.

“Não são versões equivalentes. Algumas delas são topo de linha, outras são intermediárias. O que nós queríamos era apurar os veículos com maior volume de negócios e maior representatividade comercial no segmento de seminovos, tanto flex como as movidas a diesel”, esclarece o consultor. Os preços capturados para o levantamento revelam a variação percentual entre agosto de 2022 e agosto de 2023.

Desvalorização acentuada de modelos da Jeep contrasta com baixo índice da SW4 flex
Reprodução
Desvalorização acentuada de modelos da Jeep contrasta com baixo índice da SW4 flex

Entre os modelos flex, a depreciação média de agosto de 2022 para agosto de 2023 foi de 6,16% , enquanto nas opções com motor diesel, a queda de valor foi de 13,63% . A maior depreciação aconteceu com o Jeep Renegade Longitude diesel , perdendo 16,06% em apenas um ano, seguido da Toyota Hilux SRX 2.8 , também diesel, com 12,78%.

No caso do Renegade diesel , a depreciação foi maior do que a da Land Rover Discovery Sport , um veículo de segmento de luxo , que custa duas vezes o valor do Jeep de entrada.

Segundo Sant Clair de Castro Jr, essa alta desvalorização das versões diesel acontece por conta do elevado preço do combustível.

“Nos últimos anos, o preço do diesel disparou no Brasil e ainda não voltou a ser o que era. Ele está mais caro que a gasolina, e aí aquele comprador dos grandes centros, que visava um SUV ou picape a diesel por questões de autonomia e custo-benefício, perdeu o interesse. Muitos modelos com esse tipo de combustível estão parados nas concessionárias e revendas e, aí, o preço médio cai mesmo”, desenvolve.

Ford Ranger está disponível em sete versões, com duas opções de motores diesel
Divulgação
Ford Ranger está disponível em sete versões, com duas opções de motores diesel

Curiosamente, as opções flex de SUVs ou picapes médias estão deixando de ser oferecidos no mercado brasileiro. A nova geração da Ranger , por exemplo, só oferece motores a diesel, enquanto na gama da nova Ram Rampage,  a mecânica diesel possui preços menores dos que a gasolina. Entre as picapes médias, Hilux e S10 já não contam mais com o propulsor flex na linha.

“O Brasil ainda valoriza SUVs e picapes movidos a diesel, sobretudo no interior do País, a despeito desses resultados que favorecem os modelos flex nas grandes cidades. E isso tem explicações históricas. Ainda vivemos sob a lei de que ‘picape a diesel é cheque visado’, e que só modelos a diesel são capazes de encarar certos ambientes e oferecer a autonomia necessária para rodar por certas regiões”, argumenta.

Vale ressaltar a desvalorização expressiva dos modelos da Jeep, Compass e Renegade, tanto nas versões flex quanto diesel. Segundo o economista, esse desempenho era previsto:

A partir da linha 2022, o Renegade deixou motor diesel para trás e conta apenas com 1.3 turboflex
Guilherme Menezes/ iG Carros
A partir da linha 2022, o Renegade deixou motor diesel para trás e conta apenas com 1.3 turboflex

“Já havíamos feito um levantamento como esse em 2022 e dois dos modelos que mais haviam valorizado no período de pandemia haviam sido o Renegade e o Compass. À época, os modelos zero km tinham subido muito os preços com a adoção dos novos motores para os modelos 2022. E isso ocasionou a elevação também dos seminovos, que chegaram a valorizar entre 2021 a 2022. Essa queda, agora, é uma acomodação de valores após o regime de exceção que vivemos, até por haver muita oferta de unidades desses dois modelos nas lojas de seminovos”, diz o CEO da Mobiauto.

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