Nesta semana, uma onda de calor intenso está em ação em diversos estados do Brasil, principalmente na região central do país. Quem tem um automóvel com ar-condicionado , utiliza a função para escapar do calor. Entretanto, o sistema demanda cuidados específicos para funcionar sempre da melhor forma.
Conversamos com Estêvão Hermann Jr, diretor da Refricentro, loja especializada em ar-condicionado automotivo no Rio de Janeiro, RJ, para entender os cuidados necessários com o sistema de refrigeração da cabine.
“Em períodos de muito calor, o ar-condicionado é exigido ao máximo, e para que ele retire o calor do habitáculo, ele precisa estar em perfeitas condições. Caso o sistema já tenha alguma falha, é somente nessa condição que o usuário consegue sentir que o ar-condicionado não está na situação ideal” alertou o especialista.
Apesar da onda de calor intensa nos últimos dias, ainda estamos no inverno , estação em que o ar-condicionado não é tão exigido, com exceção da função de aquecedor, mas só nos estados mais frios. Segundo o especialista, para o proprietário ou motorista se certificar de que o sistema está sempre em bom estado, o ar-condicionado deve ser ligado por alguns minutos, pelo menos uma vez por semana .
“O ideal é que o proprietário ligue o ar-condicionado pelo menos uma vez por semana e deixe funcionar por cerca de 10 minutos. Assim, as partes móveis do sistema ficam lubrificadas, como o compressor, mangueiras, conexões e válvulas ", instruiu Estevão.
Além disso, a principal manutenção do sistema que deve ser realizada é a t roca do filtro de ar interno , conhecido como filtro de cabine : “A troca do filtro de cabine deve acontecer a cada seis meses, ou em menos tempo, em caso de uso mais severo, por exemplo, em situações de uso em estradas de terra. Na pior das hipóteses, o motorista deveria fazer a substituição pelo menos uma vez por ano ", completou o especialista.
Segundo Estevão, é recomendado que os proprietários realizem uma revisão anual no sistema. De acordo com a fonte, nessa situação os mecânicos verificam se há vazamentos no sistema , estado da correia de acessórios , entre outros itens:
“A revisão do sistema deveria ser anual. Nessa situação, verificamos o funcionamento geral do sistema, se a correia está em bom estado, a embreagem eletromagnética do compressor, o ventilador interno e o que retira o calor do condensador, se o filtro precisa ser substituído e se não há vazamentos de gás”, concluiu.