A Austrália é um mercado importantíssimo para picapes médias. Recentemente, é lá que estão surgindo as principais notícias do segmento, e foi justamente a Ford australiana que revelou nesta semana a produção de uma versão híbrida plug-in da Ranger já no ano que vem.
De acordo com o site “ Carsguide ”, a Ford confirmou para jornalistas da Austrália e Nova Zelândia que a versão híbrida plug-in da Ranger está em desenvolvimento avançado e terá sua produção iniciada já em 2024, com a chegada das primeiras unidades entregues em 2025.
Com a confirmação, a Ford sai na frente da Toyota Hilux na competição pela eletrificação das picapes médias. Os japoneses até já exibiram um protótipo de uma Hilux elétrica e muito se fala na adoção de um sistema de 48 Volts , que a fabricante não deverá chamar de híbrido - uma decisão acertada.
No anúncio da nova motorização, Andrew Birkic, CEO da Ford na Austrália e Nova Zelândia, soltou alguns detalhes da capacidade do novo conjunto, como o alcance esperado em modo 100% elétrico .
“Manteremos a capacidade de reboque de 3,5 toneladas, projetamos um alcance de 45 km em modo exclusivamente elétrico e teremos ainda o “Pro-Power onboard” e também modos de condução elétricos”, anunciou Birkic.
Esse sistema de fornecimento de energia para equipamentos já é comum em veículos elétricos destinados ao trabalho e é utilizado na Ford Transit elétrica , por exemplo.
Segundo a Ford, o sistema híbrido plug-in contará com um motor elétrico “relativamente grande” e o propulsor a combustão será o 2.3 turbo de quatro cilindros a gasolina utilizado no Mustang .
No esportivo, o 2.3 Ecoboost é oferecido nas versões mais básicas e entrega 319 cv de potência e 48,3 kgfm de torque.
De acordo com a Ford Australiana, a Ranger híbrida plug-in será a Ranger com mais torque já produzida . Como forma de comparação, a Ranger V6 3.0 a diesel entrega 250 cv e 61,1 kgfm de torque, enquanto a Ranger Raptor , que chega ao Brasil ainda este ano , usa um V6 também 3.0, mas a gasolina e entrega 397 cv e 59,4 kgfm de torque.
A fabricante ainda detalhou que o modelo receberá uma suspensão mais robusta e o motor terá uma calibração diferente da apresentada no Mustang , afinal, são veículos com perfis de uso diferentes.