Versão divulgada é a Wildtrack, intermediária no mercado australiano
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Versão divulgada é a Wildtrack, intermediária no mercado australiano

A Austrália é um mercado importantíssimo para picapes médias. Recentemente, é lá que estão surgindo as principais notícias do segmento, e foi justamente a Ford australiana que revelou nesta semana a produção de uma versão híbrida plug-in da Ranger  já no ano que vem.

De acordo com o site “ Carsguide ”, a Ford confirmou para jornalistas da Austrália e Nova Zelândia que a versão híbrida plug-in da Ranger está em desenvolvimento avançado e terá sua produção iniciada já em 2024, com a chegada das primeiras unidades entregues em 2025.

Com a confirmação, a Ford sai na frente da  Toyota Hilux na competição pela eletrificação das picapes médias. Os japoneses até já exibiram um protótipo de uma  Hilux elétrica e muito se fala na adoção de um sistema de 48 Volts , que a fabricante não deverá chamar de híbrido - uma decisão acertada.

Única diferença para a Ranger comum é o plug de carregamento
Divulgação/Ford
Única diferença para a Ranger comum é o plug de carregamento

No anúncio da nova motorização, Andrew Birkic, CEO da Ford na Austrália e Nova Zelândia, soltou alguns detalhes da capacidade do novo conjunto, como o alcance esperado em modo 100% elétrico .

“Manteremos a capacidade de reboque de 3,5 toneladas, projetamos um alcance de 45 km em modo exclusivamente elétrico e teremos ainda o “Pro-Power onboard”  e também modos de condução elétricos”, anunciou Birkic.

Pro-Power onboard fornece energia para até dois equipamentos elétricos simultâneos
Divulgação/Ford
Pro-Power onboard fornece energia para até dois equipamentos elétricos simultâneos

Esse sistema de fornecimento de energia para equipamentos já é comum em veículos elétricos destinados ao trabalho e é utilizado na Ford Transit elétrica , por exemplo.

Segundo a Ford, o sistema híbrido plug-in contará com um motor elétrico “relativamente grande” e o propulsor a combustão será o 2.3 turbo de quatro cilindros a gasolina utilizado no Mustang .

No esportivo, o 2.3 Ecoboost é oferecido nas versões mais básicas e entrega 319 cv de potência e 48,3 kgfm de torque.

Detalhe das tampas de reabastecimento da Ranger híbrida. Plug elétrico é identificado com ilustração de um raio
Divulgação/Ford
Detalhe das tampas de reabastecimento da Ranger híbrida. Plug elétrico é identificado com ilustração de um raio

De acordo com a Ford Australiana, a Ranger híbrida plug-in será a Ranger com mais torque já produzida . Como forma de comparação, a  Ranger V6 3.0 a diesel entrega 250 cv e 61,1 kgfm de torque, enquanto a Ranger Raptor , que chega ao Brasil ainda este ano , usa um V6 também 3.0, mas a gasolina e entrega 397 cv e 59,4 kgfm de torque.

A fabricante ainda detalhou que o modelo receberá uma suspensão mais robusta e o motor terá uma calibração diferente da apresentada no Mustang , afinal, são veículos com perfis de uso diferentes.

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