O Renault Zoe E-Tech foi o primeiro carro elétrico vendido para o público de pessoas físicas, movimento que foi iniciado em 2018 - as vendas para pessoas jurídicas começaram em 2013. Mas ele foi perdendo seu destaque na linha de elétricos da marca pouco a pouco e acabou de ter a sua descontinuação anunciada pela fabricante.
O fato é que o lançamento do Kwid E-Tech já havia tirado um pouco do apelo do modelo, afinal, passou a ser possível comprar um hatch subcompacto por um preço bem menor - o último valor oficial pedido pelo Zoe era de R$ 239.990, R$ 100 mil a mais do que o seu primo menor. E, agora, o golpe final veio do Megane E-Tech, crossover que é maior e chegou por R$ 279.990 .
Sua saída à francesa não se restringe ao Brasil, pois o mesmo ocorreu na Europa, onde ele está sendo substituído pelo Renault 5 EV, hatch moderninho que desfila um visual retrô e que ainda vai receber sua versão de produção.
Lançada em 2012, a primeira geração representou uma revolução para a Renault, da mesma maneira que a segunda geração, de 2019, que foi lançada por aqui em 2021 e trouxe maior autonomia e outras melhorias importantes ( confira o teste ). Foram cerca de 400 mil unidades produzidas ao longo do período. Prova de que ele está saindo de cena, mas cumpriu a sua missão de começar a eletrificar maciçamente a marca francesa.