A principal novidade da Honda para o Brasil neste fim de ano é a chegada do novo ZR-V , SUV construído sobre a plataforma do Honda Civic que será posicionado acima do HR-V na gama da marca japonesa. Algumas unidades já foram vistas no Brasil, mas não há data de lançamento. Entretanto, o modelo foi oficialmente revelado nesta quinta-feira (28) na Argentina .
A novidade chega ao país vizinho importada do México e oferece apenas motor 2.0 16V aspirado de 157 cv e 18,8 kgfm de torque , somente a gasolina. O câmbio é automático do tipo CVT e oferece trocas de marchas atrás do volante.
Essa motorização é oferecida no México e deve chegar ao Brasil. Curiosamente, essa mecânica é mais fraca que a usada na versão Touring do HR-V, que oferece motor 1.5 turbo de 177 cv e 24,5 kgfm de torque. Na Argentina, esse problema não acontece, já que o HR-V oferecido por lá é aspirado da geração anterior .
O interior do ZR-V traz painel de instrumentos de sete polegadas de série, mas os equipamentos são bem variados entre as versões.
A versão LX traz central multimídia de sete polegadas e conexão com Android Auto e Apple CarPlay - depende de fios . Enquanto na versão Touring , a central é de nove polegadas e a conexão acontece sem fios para os iPhones, contudo, precisa de cabos para os aparelhos Android.
Os bancos são de tecido na versão de entrada e de couro na opção mais cara. Ajustes de posição só estão disponíveis para a versão Touring. O ar-condicionado é digital de série , mas somente a opção topo de linha conta com duas zonas.
Em termos de segurança, o novo ZR-V conta com Honda Sensing , mas somente na versão topo de linha. O pacote acrescenta: Câmera no retrovisor para evitar ponto cego , piloto automático adaptativo , assistente de permanência em faixa e farol alto automático. A versão LX dispensa esses itens, oferecendo apenas controle de cruzeiro .
Os equipamentos de segurança presentes nas duas versões são: 8 airbags (frontais, laterais, cortina e de joelho), assistente de partida em rampa e assistente de descida, frenagem automática de emergência , câmera de ré e monitoramento de cansaço do motorista. Além disso, controle de tração e estabilidade, obrigatórios por lei no Brasil, estão presentes no ZR-V.
A versão Touring ainda traz teto solar elétrico, acabamentos exteriores em preto brilhante, rodas de 17 polegadas de duas cores e sensor de estacionamento dianteiro e traseiro (item não oferecido na versão LX).
No país vizinho, o ZR-V é oferecido nas versões LX e Touring , que custam 51.500 dólares ( R$ 260 mil ) e 57.500 ( R$ 290.231 ), respectivamente.
O SUV conta com garantia de três anos ou 100 mil km , o que ocorrer primeiro, e será oferecido em quatro opções de cores: Prata e Cinza metálicos, Cinza e Branca com acabamento perolizado.