A Honda está preparando a chegada de novos SUVs no Brasil . O ZR-V e o CR-V estão próximos de desembarcar em nosso país, mas a fabricante japonesa registrou no Instituto Nacional de Propriedade Industrial um novo utilitário, o Elevate, que utiliza a base do Honda City.
O SUV é inicialmente focado no mercado indiano, mas foi registrado no Brasil nesta semana, e possui dimensões muito próximas ao do HR-V atualmente fabricado por aqui , mas oferece um desenho mais quadrado e os rumores apontam para uma versão 100% elétrica na ásia, assim como o HR-V.
Medindo 4,3 metros de comprimento, a fita métrica é muito similar ao do HR-V, mas o indiano se destaca por conta do entre-eixos de 2,65 m de entre eixos (contra 2,61 do HR-V) e vão livre de 22 cm, maior que os 18,5 cm do Honda oferecido no Brasil.
O interior denuncia a proximidade com o Honda City e o SUV traz o mesmo volante painel de instrumentos do modelo sedã / hatchback , mas se destaca pelo teto solar , que apesar de não ser panorâmico, é um item que não é oferecido em City e HR-V no Brasil. As demais linhas do painel interno são horizontais e lembram mais o Honda Civic do que o modelo com o qual ele é baseado.
Voltando a comparar o Elevate com o HR-V , o indiano se destaca por conta do porta-malas de 458 litros de capacidade - 104 litros maior que o HR-V - e também pela central multimídia de 10 polegadas, superior às 8” do SUV brasileiro.
A motorização também se aproxima do City e HR-V. O motor é 1.5 aspirado a gasolina de 126 cv de potência e torque de 15,5 kgfm na gasolina e 15,8 kgfm no etanol. O câmbio é CVT ou manual de seis velocidades.
O pacote de equipamentos de segurança ainda conta com o Honda Sensing que oferece seis airbags, câmera de ré e nos retrovisores, controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa e frenagem de emergência.
Vale lembrar que a Honda não oferece o HR-V na Índia, justamente por conta do desenvolvimento do Elevate para o mercado local. Entretanto, os executivos da marca pensam em oferecer uma versão elétrica do SUV nos próximos três anos, e aí sim faria do Elevate um veículo mais interessante para o mercado brasileiro, até para diferenciar o portfólio da Honda.
Apesar de ter sido registrado, não significa necessariamente que o SUV será comercializado por aqui. É importante ressaltar que em diversos casos as marcas só realizam esses registros para assegurar os direitos sobre o desenho do modelo.
Em países vizinhos como Argentina e Colômbia , por exemplo, a Honda ainda não oferece em seus portais locais a atual geração do HR-V, então será que o Elevate viria somente para ser produzido por aqui?