Volvo pretende incomodar SUVs híbridos ou a gasolina com novo EX30
Divulgação/Volvo
Volvo pretende incomodar SUVs híbridos ou a gasolina com novo EX30

Na semana passada, dia 14 de setembro, a  Volvo lançou o novo EX30 com abertura de pré-vendas para toda a América Latina com a expectativa de 20.000 unidades comercializadas , sendo que boa parte seriam para o Brasil, com a estimativa de dobrar o número de unidades atuais da marca no Brasil em relação aos veículos eletrificados .

Considerando que o número de veículos elétricos no Brasil ainda não atingiu nem 50.000 veículos leves emplacados , ainda sim a presença destes veículos nas ruas das grandes metrópoles e nas principais rodovias do Brasil são cada vez mais comuns.

Para os olhos mais treinados, é difícil sair um dia pelas ruas de São Paulo e não cruzar por alguns veículos 100% elétricos , principalmente furgões e caminhões. Por conta disso, não se espera menos de uma marca que deseja estar no topo do ranking de unidades emplacadas e promover também o crescimento da infraestrutura de carregamento. Afinal, somente assim para justificar o uso de seus veículos além de uma rotina diária de deslocamento entre casa e trabalho .

Posto 6 em Porto Ferreira (SP), nas margens da Rodovia Anhanguera recebeu o quarto carregador elétrico da Volvo
Divulgação/Volvo
Posto 6 em Porto Ferreira (SP), nas margens da Rodovia Anhanguera recebeu o quarto carregador elétrico da Volvo

Não se pode dizer que uma montadora de veículos assumir a responsabilidade de promover a infraestrutura de carregamento seja algo novo no Brasil. A própria Volvo foi responsável por um dos primeiros projetos de instalação de carregadores quando começou a vender o SUV XC90 híbrido . Posteriormente, houve a mudança dos equipamentos e o aumento da oferta de estações para atender os clientes após o lançamento dos primeiros modelos 100% elétricos da marca.

Durante o lançamento, foi anunciado o incremento da rede de carregamento , tanto dos carregadores de corrente alternada quanto dos carregadores de corrente contínua . Somente em relação à corrente contínua, são mais 73 locais disponíveis em todo o Brasil que poderão ser utilizados por todos, sendo clientes Volvo ou não.

Todavia, não é exclusividade da Volvo a ação de garantir mais pontos de carregamento. Recentemente, Audi e Porsche anunciaram uma parceria com a Raízen para instalação de 20 carregadores de 150 kW até março de 2024. São carregadores com potência suficiente para carregar 80% das baterias em apenas 30 minutos, conforme o modelo do veículo.

A Renault instalou diversas estações de corrente alternada em suas concessionárias e pontos relevantes pelo Programa Mobilize, como na Rodoviária de Curitiba para uso dos taxistas que atendem o local e participam do novo Plano de Adaptação e Mitigação das Mudanças Climáticas de Curitiba (PlanClima).

A Stellantis também colaborou muito com a instalação de carregadores de corrente alternada em concessionárias e redes de estacionamento. Em geral, se ainda há a dúvida sobre o que deve vir primeiro, o carro elétrico ou a infraestrutura de recarga (a velha história do ovo e galinha), as montadoras estão vendendo as galinhas e botando os ovos. Afinal, por que não fazer ambos ao mesmo tempo?

Jeep Compass 4xe é primeiro híbrido plug-in da Stellantis no Brasil
Divulgação/Estapar
Jeep Compass 4xe é primeiro híbrido plug-in da Stellantis no Brasil

Além das montadoras, temos também ações de diversas empresas do setor privado, como operadoras de energia, redes de estacionamentos e estabelecimentos diversos. Apesar de ser desejável uma ação governamental para aumentar as opções de locais de carregamento, não há como negar que as empresas privadas possuem maior capacidade de estruturar a iniciativa de forma sólida. Além da expertise de entender o perfil de seus usuários, eles têm a capacidade de rápida adequação, conforme a necessidade dos consumidores.

Seja para justificar o lançamento de um produto no mercado, benefício para seus clientes ou mesmo exploração de negócios, os novos pontos de carregamento estão cada vez mais presentes e com um crescimento acelerado. O desafio agora é acompanhar o crescimento da frota eletrificada.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!