A Peugeot está investindo na eletrificação da sua gama no Brasil. Após a chegada do e-208 e e-2008 , dois modelos 100% elétricos , a marca registrou no Instituto Nacional da Propriedade Industrial o sedã 508 , disponível na Europa em versões híbrida plug-in e diesel .
Medindo 4,75 metros de comprimento , 1,85 m de largura , 1,40 m de altura e 2,79 m de entre-eixos , o sedã é maior que Toyota Corolla e Honda Civic , por exemplo. O porta-malas é de 487 litros , que pode ser ampliado para 1.537 l com o rebatimento dos bancos traseiros.
Os registros mostram o sedã na versão GT , que oferece rodas de 18 polegadas com acabamento diamantado e faróis de LED matrix, já com a nova linguagem visual da marca.
O interior traz o já conhecido i-cockpit da Peugeot, e conta ainda com bancos elétricos com massagem , e até modo de visão noturna . A central multimídia é sensível ao toque e possui 10 polegadas, com conexão Android Auto e Apple Car Play sem o uso de fios e também pode ser controlada por comandos de voz.
Em termos mecânicos, a motorização oferecida no Brasil, caso o 508 desembarque por aqui, seria o conjunto híbrido plug-in . Esse sistema conta com um motor 1.6 turbo e um elétrico , que combinam para gerar 150 ou 180 cv de potência e torque máximo de 30,6 kgfm . O câmbio é sempre automático de oito marchas. A aceleração de zero a 100 km/h acontece em 7,8 segundos.
O alcance elétrico , segundo a Peugeot, é de até 73 km em ciclo exclusivamente urbano (medidos no ciclo WLTP, mais otimista do que o empregado pelo Inmetro), enquanto a recarga leva cerca de 1h40 em um carregador Wallbox.
Visualmente, o 508 aposta no design chamativo da Peugeot para conquistar as vendas. Os LEDs complementares ao farol já contam com a nova linguagem visual da marca, assim como a nova grade, que ostenta o novo logotipo.
A chegada do 508 marcaria o retorno da Peugeot ao segmento de sedãs no Brasil. A última vez da marca nesse segmento aconteceu com o 408 , oferecido entre 2011 e 2019. Por falar em 408, na Europa, ele agora é um crossover , misto entre sedã e SUV, que inclusive já foi registrado no Brasil.
Vale lembrar que o Peugeot 508 já foi oferecido no Brasil. O sedã foi lançado em 2012 e trazia motor 1.6 THP de 165 cv de potência e 24,5 kgfm de torque. O modelo não fez muito sucesso por aqui e deixou de ser oferecido pouco tempo depois.
Entramos em contato com a Peugeot para descobrir se há algum plano de trazer o 508 para o Brasil, mas a assessoria da marca afirmou que, até o momento, não há um posicionamento sobre a chegada do sedã.
É importante ressaltar, ainda, que o registro de um veículo no INPI não significa que ele será oferecido por aqui. As marcas apenas fazem o registro de forma protocolar para manter as propriedades intelectuais sobre o desenho do veículo e de outros componentes.