A nova geração do Duster estará dentro do programa ''RENAULUTION'' da montadora
Divulgação
A nova geração do Duster estará dentro do programa ''RENAULUTION'' da montadora

Após intensas especulações, flagrantes e projeções, finalmente surgiu a informação sobre o local de apresentação do aguardado novo Renault Duster , também conhecido como Dacia Duster na Europa. A revelação para a imprensa está marcada para o dia 29 de novembro em Portugal, enquanto o público terá que aguardar um pouco mais para contemplar o novo modelo da marca.

Isso porque, segundo o  jornal europeu Automotive News , a estreia oficial do Duster está agendada para ocorrer entre os dias 26 de fevereiro e 3 de março , durante o Salão de Genebra, Suíça . Segundo a mesma fonte, logo após essa apresentação pública, o veículo estará disponível para venda imediata no mercado europeu.

Em 2021, a subsidiária romena Dacia revelou o conceito Dacia Bigster. A montadora, conhecida por desenvolver modelos como Sandero, Logan e Duster , explorou o Bigster para antecipar as futuras direções visuais da linha, indicando que esse conceito pode ser a inspiração para a próxima geração do Duster.

A traseira lembra a letra ''Y'' na horizontal
Divulgação
A traseira lembra a letra ''Y'' na horizontal

A nova geração virá com a nova  plataforma CMF-B aperfeiçoada apresentada no Kardian e Niagara e promete uma reformulação completa no motor e visual. 

O próximo SUV da Dacia, sucessor do Duster, deve conservar dimensões semelhantes às do modelo atual. 

O futuro Duster manterá o estilo inspirado no conceito Bigster, apresentando linhas marcantes que conferem um aspecto robusto ao veículo. Destacam-se vincos pronunciados e detalhes em plástico nas áreas estratégicas, como base das portas, para-choques e ao redor das caixas de rodas, dando uma sensação de robustez do modelo.

A propulsão aqui no Brasil pode ser tanto o 1.3 TCe , que já equipa o Duster atual e entrega 162 cv na gasolina e 170 no etanol , com 27,5 kgfm , ou podemos esperar uma motorização híbrida ou elétrica . Também não está descartado o 1.0 turbo de 125 cv e 22,4 kgfm do Kardian. 

A chegada para o Brasil ainda é uma incógnita, mas no mercado europeu a realidade já é para o ano que vem
Reprodução
A chegada para o Brasil ainda é uma incógnita, mas no mercado europeu a realidade já é para o ano que vem

As vendas no mercado europeu estão previstas para a primavera do hemisfério Norte, que começa em março . Aqui no Brasil, essa troca deve demorar para a próxima geração. Até porque um próximo facelift está por vir. Então podemos aguardar algo para 2026 ou 2027. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!