Renault Niagara Concept foi apresentada junto com os planos da marca para os próximos anos
Julio Cabral
Renault Niagara Concept foi apresentada junto com os planos da marca para os próximos anos

lançamento do Renault Kardian inaugura uma nova fase dentro da atuação da Renault, principalmente no Brasil. Um dos passos do plano Renaulution envolve a criação de novos produtos, um será a picape Niagara (nome das cascatas entre Estados Unidos e Canadá) , apresentada nesta manhã no Rio de Janeiro, RJ.

Apesar de ainda ser um conceito, a Niagara   já tem alguns dados revelados. É uma picape com 4,90 metros de comprimento , produzida já a partir da plataforma CMF-B plus , inaugurada no país pelo Kardian , e terá dois motores , um a combustão com auxílio de um sistema elétrico de de 48V para tracionar as rodas dianteiras e um propulsor elétrico acoplado ao eixo traseiro , garantindo tração 4x4 para a picape.

Ainda sobre a plataforma, a nova estrutura permite entre-eixos de até 3 metros , dimensões que podem ser utilizadas nesta picape ou em um eventual SUV produzido a partir desta plataforma. A Renault não focará tanto nos utilitários de sete lugares, por aqui, o foco será em utilitários do tipo médio e cupê. 

Renault Niagara poderá ter versões com tração dianteira somente
Julio Cabral
Renault Niagara poderá ter versões com tração dianteira somente

Ainda é muito cedo para cravar que essas linhas serão vistas no carro de produção, esperado para chegar até 2027 . Mas a Niagara traz um visual invocado com para-lamas alargados, LEDs nos faróis e na grade, câmeras fazendo a função de espelhos retrovisores , amortecedores duplos nas quatro rodas e dois estepes . Coisas de conceito, claro.

Além dos pneus prontos para encarar qualquer terreno, as rodas de 18 polegadas chama atenção pelo design diferenciado, as portas traseiras possuem maçanetas posicionadas ao lado do vidro, parecendo que estão ocultas.

O rack no teto, que possui iluminação em LED e abriga um dos pneus, reforça o visual agressivo e a capacidade off-road da picape.

A plataforma CMF-B irá permitir motorização flex , gás GLP (muito utilizado na europa), híbrido leve (48V) e híbrido .

Considerando a atual gama da Renault , a Niagara ficaria posicionada acima da Oroch e abaixo da Alaskan , que não será oferecida no Brasil. Nos próximos quatro anos, muita coisa pode mudar. Entretanto, com a chegada de uma nova geração do Duster em breve , o futuro da Oroch é incerto, visto que a picape é oferecida somente nos mercados sul-americanos.

Planos de investimento da Renault terá foco em produtos mais rentáveis
Julio Cabral
Planos de investimento da Renault terá foco em produtos mais rentáveis

A Niagara fará parte do plano de investimentos de 3 bilhões de Euros (R$ 15 bilhões) que resultará em oito novos veículos , que irão apresentar tecnologias mais avançadas e um posicionamento mais refinado da Renault.

Esses novos projetos estarão divididos em duas plataformas , incluindo dois modelos comerciais. As fábricas que serão contempladas com esse aporte financeiro serão as sul-americanas , e também as localizadas no Marrocos, Turquia, Índia e Coréia do Sul.

A da Coréia do Sul é uma parceria com a Geely e inclui dois SUVs maiores. Para o Brasil, podemos esperar três utilitários do porte do Compass, talvez um do tipo cupê, um convencional e, talvez, outro de sete lugares, embora esse seja considerado apenas um nicho pelo fabricante.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!