Toyota ainda trata IMV0, mas já possui visual muito semelhante ao de um veículo de produção
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Toyota ainda trata IMV0, mas já possui visual muito semelhante ao de um veículo de produção

Não é novidade que a Toyota  trabalha em um utilitário menor que a Hilux , sua principal picape no mercado internacional. Rumores apontam para uma picape baseada no Corolla Cross , mas, por enquanto, a principal novidade é o projeto IMV0, um utilitário com visual de Bandeirante  e que se destaca pela versatilidade.

Leitores mais atentos irão notar que não é a primeira vez que o IMV0 aparece por aqui. A Toyota já demonstrou as capacidades do veículo na Indonésia, onde foi batizado de “ Rangga ”. Ainda em fase conceitual, a picape pode ser transformada em food-truck, plataforma de carga, ou ser voltada para serviços específicos, como uma estação de recarga rápida móvel para carros elétricos. A ideia do IMV0 é ser um carro simples, mas que facilite a vida de seus proprietários.

Segundo o site sul-africano Carmag , o IMV0 chegará à África do Sul em 2024 e será chamado de “Stallion”, o mesmo nome de uma picape pequena vendida localmente na década de 80. É bem provável que o modelo tenha um nome diferente em cada mercado. O portal ainda afirma que a motorização escolhida será um 2.0 de quatro cilindros a gasolina , mas versões diesel , híbridas e até mesmo  100% elétricas não estão descartadas.

O portal ainda afirma que as dimensões do veículo de produção serão as mesmas do conceito: 5,3 metros de comprimento, 1,78 m de largura, 1,74 m de altura e 3 m de entre-eixos .

Toyota Rangga se destaca pelo alto nível de personalização e deverá ter baixo custo
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Toyota Rangga se destaca pelo alto nível de personalização e deverá ter baixo custo

Considerando as dimensões, seus principais rivais seriam o Kia Bongo e o Hyundai HR , que medem 4,82 m de comprimento, 1,74 m de largura, 2,1 m de altura e 2,41 m de entre-eixos, ou até mesmo Iveco Daily e Volkswagen Delivery , mas esses já apresentam cabine mais espaçosa, parecida com a de caminhões pequenos.

Segundo a Motortrend, a versão final do IMV0 deverá ser entregue somente em 2025 e poderá ser comercializada em alguns países asiáticos por 10 mil dólares (R$ 48.635 na cotação atual), desconsiderando alguns itens de segurança como airbags e freios ABS , que não são obrigatórios por lei em alguns mercados, mas são no caso do Brasil.

Falando em Brasil, o modelo só poderá ser comercializado com motorização diesel se tiver capacidade para transportar mais de uma tonelada na caçamba , o que é bem provável.

Visual do conceito IMV0 é bem simples
Divulgação/Toyota
Visual do conceito IMV0 é bem simples

Sua comercialização por aqui também dependeria de fabricação regional , já que impostos de importação podem encarecer demais o produto. A solução pode ser a fábrica argentina de Zárate , que se prepara para montar a minivan Hiace em regime de CKD, onde as peças chegam em kits completamente desmontados.

E aí? Será que o IMV0 faria sucesso no Brasil? Utilizar o nome Bandeirante poderia ser uma estratégia interessante, entretanto, o Kia Bongo parte de R$ 174.990, enquanto a Hilux Chassi custa R$ 219.090, uma diferença relativamente pequena nos preços, o que pode afastar a chegada do utilitário.

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